Pular para o conteúdo principal

WhatsApp: Veja como enviar e receber pagamento pelo aplicativo

Imagem
Arquivo de Imagem
whatsapp

O WhatsApp está liberando aos seus usuários uma nova opção na ferramenta. É o envio e recebimento de dinheiro para amigos e familiares sem precisar sair do aplicativo. Ao contrário do que muitos imaginam, realizar essas transações financeiras pelo aplicativo de mensagens é bem simples.

Para realizar o pagamento ou recebimento do dinheiro, o usuário precisa ter um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito cadastrado no WhatsApp. Além disso, o banco deve permitir esse tipo de transação e, até o momento, somente as instituições abaixo permitem.

Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Santander, Sicredi e Woop.

O dinheiro enviado ou recebido irá aparecer no extrato da conta bancária associada ao cartão utilizado no cadastro. É possível realizar 20 transações por dia e o limite por cada transação é de R$ 1 mil (limite mensal de R$ 5 mil enviados ou recebidos).

O serviço de pagamentos no WhatsApp é habilitado pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos, e processado pela Cielo no Brasil e está habilitado somente para CPF. O usuário não paga nada para realizar as transações. No entanto, pode haver cobrança do banco para realizar esse tipo de procedimento.

LEIA TAMBÉM:
- Crise hídrica: farsa ou realidade?
- Cesta básica compromete mais da metade do salário do trabalhador

Passo a passo para se cadastrar no WhatsApp Pay

Para realizar a primeira transação, tanto de pagamento quanto de recebimento, é necessário que o usuário cadastre os seus dados bancários no WhatsApp.

Passo 1: Na conversa com o seu amigo ou familiar, clique no clipes e selecione a opção "Pagamentos". Na tela seguinte, informe o valor que você vai pagar ou solicitar que seu amigo pague e clique no botão verde para continuar.

Passo 2: Informe o seu nome e CPF e clique em "Avançar". Em seguida, coloque o seu endereço completo e clique novamente em "Avançar". Na tela seguinte, informe os dados do cartão de débito do seu banco e depois selecione "Adicionar cartão".

Passo 3: Para enviar ou receber dinheiro é preciso realizar a verificação do cartão inserido. Assim, clique em "Verificar agora" e realize o procedimento. Em seguida, selecione a forma como será feita a verificação: pelo aplicativo do banco ou por email.

Passo 4: Você irá receber do seu banco (por email ou por notificação no aplicativo, de acordo com a forma escolhida anteriormente) um código com seis dígitos que deve ser informado ao WhatsApp. Ao inserir esse código, o aplicativo de mensagem vai finalizar o processo de verificação.

Passo 5: Para finalizar o envio do dinheiro, o WhatsApp vai pedir para reconhecer a sua biometria ou então para que você digite a senha do seu celular.

Após esse procedimento, não será necessário realizar novos cadastros. O envio e o recebimento de dinheiro passa a ser automático, precisando somente de informar o PIN ou verificar a biometria para finalizar a transação.