Pular para o conteúdo principal

Vazamento de chaves Pix da Acesso merece atenção do usuário para evitar golpes

Imagem
Arquivo de Imagem
PIX

O vazamento de dados cadastrais de 160.147 chaves Pix ocorrido no início de dezembro passado, sob responsabilidade da empresa Acesso Soluções de Pagamentos S.A, anunciado hoje (21) pelo Banco Central (veja comunicado aqui), merece atenção redobrada dos usuários do serviço mesmo que senhas bancárias, movimentações financeiras ou saldos não tenham sido expostos.

O comunicado do Banco Central informou que os dados vazados são os cadastrais, com nome do usuário, CPF, nome do banco e os números da agência e conta.

Como o Pix é um serviço muito recente, não tendo nem dois anos desde a implementação do sistema de pagamentos, essas informações vazadas são "frescas", ou seja, valem muito no mercado clandestino por serem sempre atualizadas. Golpistas procuram trabalhar com dados atualizados, que é uma maneira fácil de chegar a pessoas que estão com contas ativas.

LEIA TAMBÉM:
- Juros: Brasil foi o país que mais elevou a taxa em 2021
- Cuidado! Golpe envolvendo o PIX pode roubar os seus dados

A diferença, por exemplo, de outros vazamentos como de dados da Previdência ou Receita Federal, é que as bases que circulam em bancas de camelôs ou na deep web podem estar desatualizadas por anos, com dados de pessoas falecidas, o que dá mais "trabalho" na depuração de informações pelo golpista.

Por isso fique atento: quem teve seus dados vazados será notificado somente pela sua instituição bancária via aplicativo ou site do banco.

  • Não serão usados e-mail para entrar em contato
  • Não será usado SMS para contato
  • Não será feito contato por WhatsApp
  • Não será feito contato por Telegram
  • Nem chamadas telefônicas serão feitas

Os dados atualizados, e vazados, podem levar a golpes que utilizam engenharia reversa. Explico: o golpista entra em contato com a vítima utilizando esses dados reais vazados, pedindo confirmação de informações, ou citando dados reais para ganhar a confiança da pessoa.

Portanto, ao receber uma ligação pedindo senhas ou confirmações, desligue imediatamente e informe seu banco pelos canais de atendimento. Se por acaso você for abordado por algum canal citado acima, simplesmente ignore a mensagem e também avise o seu banco.