Pular para o conteúdo principal

Varíola do macaco: OMS declara Emergência de Saúde Global

Imagem
Arquivo de Imagem
vacina

Na manhã de hoje (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global por causa do surto de varíola do macaco. Com isso, governos de todos os países estão convidados a monitorar a doença dentro de suas fronteiras e colaborar com o esforço de erradicação da doença. Segundo a OMS, hoje, já há contaminações pelo vírus em 75 países.

O número de contaminados pela doeça vem crescendo ao longo do tempo, mais de 16 mil casos já foram relatados ao redor do mundo. No Brasil, o número de contaminados já chega a quase 600.

Como se proteger e identificar a varíola do macaco

Infectologistas apontam que a melhor forma de se proteger da doença já é praticado por boa parte dos brasileiros: distanciamento social, uso de máscaras e manter as mãos limpas. Além de não manter contato físico com as pessoas que apresentem as lesões de pele características da enfermidade.

Além das erupções na pele - também chamadas de pústulas -, os sintomas mais comuns da veríola do macaco são: febre e calafrios; dor na cabeça e nos músculos; inchaço nos gânglios e cansaço extremo.

A doença pode durar até um mês e não existe tratamento específico para ela até agora. Porém, pela proximidade gnética coma varíola humana (erradicada há cerca de 40 anos por meio da vacinação), os tratamentos utilizados são os mesmos.

A vacinação da população para varíola hmana também não está descartada.