Pular para o conteúdo principal

Valores a receber do Banco Central: Aposentados e pensionistas do INSS podem receber dinheiro de crédito consignado

Imagem
Arquivo de Imagem
valores a receber

Os brasileiros que consultaram o site do Banco Central (BC) e se depararam com a mensagem "atualmente você não tem valores a receber", não precisam perder as esperanças. A partir do dia 2 de maio será possível realizar uma nova consulta.

Para essa fase, o Banco Central irá inserir no sistema novos dados dos brasileiros. Assim, aposentados e pensionistas que tiveram (ou ainda têm) empréstimo consignado e, por algum motivo, tiveram valores descontados indevidamente, poderão reaver o dinheiro.

Os segurados do INSS que receberam benefício por incapacidade entre 2002 e 2009 também poderão sacar a revisão do auxílio. Isso porque essas pessoas tiveram o benefício calculado errado e terão direito a diferença do valor. Neste caso, a consulta poderá ser feita a partir de abril pelo aplicativo ou portal Meu INSS, ou pelo telefone 135.

Aposentados e pensionistas que pediram na Justiça a concessão ou a revisão do benefício do INSS podem ter valores a receber. O dinheiro vem das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) - precatórios para ações judiciais de até 60 salários mínimos - depositado em contas judiciais no Banco do Brasil ou na Caixa e que muitos segurados não sabem que podem sacar.

LEIA TAMBÉM:
- Não tem valores a receber do Banco Central? Saiba que ainda é possível realizar uma nova consulta
Valores a receber: Herdeiros também terão direito ao dinheiro de contas perdidas?
Valores a receber: Site do Banco Central já está disponível para consultar dinheiro perdido. Acesse aqui!

Para saber se existe RPVs liberado, o interessado deve digitar o número do processo e do CPF nos sites do Tribunal Regional Federal da sua região, no item Precatórios. Caso esse recursos fique esquecido por mais de dois anos, o dinheiro volta para a União, e o cidadão deverá entrar novamente na Justiça.