Pular para o conteúdo principal

Valores a Receber: Consulta ao dinheiro esquecido em bancos só em 14 de fevereiro, diz Banco Central

Imagem
Arquivo de Imagem
banco central 2

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (27) que o sistema que permite consultas de valores 'esquecidos nos bancos' será retomado apenas no dia 14 de fevereiro (segunda-feira).

- Valores a receber: Banco Central divulga novo site para consulta de dinheiro esquecido

O canal para o cidadão e empresas consultarem se têm valores a receber de instituições financeiras entrou no ar na segunda-feira (24). Mas o grande número de acessos ao site do Banco Central resultou na sobrecarga e com isso, a plataforma teve que ser retirada do ar. Segundo a autarquia, a quantidade de acessos ao site foi 20 vezes maior que um dia de alto volume – ou 50 vezes maior que um dia normal.

"O BC informa que, a partir de 14/02/2022, o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022, na data informada pelo sistema", informou a autoridade monetária.

Ainda de acordo com o Banco Central, os cidadãos não devem se preocupar com a manutenção de seus recursos não procurados nesse período:  "Não há risco de prescrição ou perda desses recursos, que permanecerão guardados pelas instituições financeiras à espera de seus proprietários".

Na mesma nota, o BC também alerta o cidadão para que não caia em golpes utilizando o SVR e frisou que a autoridade monetária  não entra em contato com os cidadãos.

"Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022. A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição".

Leia também:
- Valores a Receber: Banco Central não se preparou para o baque de acessos do dinheiro esquecido

O que é o SVR?

O BC disponibilizou uma plataforma que possibilita qualquer cidadão consultar se tem valores a receber de instituições financeiras. O Valores a Receber é um serviço do Registrato que permite aos cidadãos e empresas consultarem valores a que têm direito, devido a contratos encerrados com saldo ou cobranças indevidas, mas que estão em posse de bancos e demais instituições financeiras.

O BC estima que cerca de R$ 8 bilhões estão parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados.

Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC.

O Registrato fornecia, até então, consultas apenas sobre dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior.