Pular para o conteúdo principal

Valores a receber: Banco Central divulga novo site para consulta de dinheiro esquecido

Imagem
Arquivo de Imagem
banco central 2

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (7) um novo site para que os brasileiros possam consultar se possuem valores a receber de "contas perdidas" em instituições financeiras. No entanto, o site só estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro.

O anúncio veio pouco mais de 10 dias após a queda do sistema antigo, já que o Banco Central não se preparou para o baque de acessos que teve na época.

Como saber se tenho valores a receber?

De acordo com o Banco Central, todos os brasileiros poderão realizar a consulta a partir de 14/02/2022 por meio de um site exclusivo.

Passo 1: Acesse o site exclusivo para a consulta (clicando aqui). Em seguida, digite o CPF ou CNPJ.

Passo 2: Na tela seguinte, irá aparecer a informação se aquele CPF (ou CNPJ) possui ou não valores a receber. Caso seja positivo, o sistema irá informar qual a data que o cidadão pode acessar novamente o sistema para verificar o valor e solicitar a transferência para a instituição financeira da sua preferência.

ATENÇÃO! As transferências só poderão acontecer após o dia 7 de março de 2022. Ou seja, o sistema irá informar uma data ao cidadão que seja posterior a esse dia.

LEIA TAMBÉM:
- Valores a receber: Banco Central alerta para você não cair em golpes
- Gov BR: Veja como se cadastrar para ter acesso a vários serviços públicos pelo celular
- Ciência e Pesquisa: Governo Bolsonaro derrubou investimentos em quase 75% em relação a 2015

Passo 3: Quando chegar o seu dia de solicitar o saque do dinheiro, será preciso ter um cadastro no Gov.br. Se você ainda não realizou esse cadastro, acesse aqui e veja o passo a passo.

Passo 4: Com o cadastro do Gov.br ativo, é só entrar no site de valores a receber (clique aqui) para acessar o sistema. Irá aparecer o valor disponível e, em seguida, a transferência pode ser solicitada.

Se liga! Caso você perca a data, será preciso gerar uma nova data para saque, ou seja, você volta para o passo 1.