Estados brasileiros lançam ferramentas, como o vacinômetro, para que a população possa acompanhar o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19
A falta de coordenação nacional e de transparência do Governo Federal fez com que estados e municípios elaborassem diferentes ferramentas para comunicar à população como anda a imunização contra o coronavírus.
Dessa forma, a maneira de buscar o número de vacinados em cada unidade da federação é diferente. É possivel acompanhar também os dados de todo o País por meio do Localiza SUS, ferramenta disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Confira o vacinômetro do seu estado
Acre
No estado do Acre, há um portal da transparência da covid-19. Nele é possível ver quantas vacinas foram recebidas, quantas foram distribuídas e o número de imunizados.
Alagoas
Já em Alagoas, os principais dados de imunização estão na página do governo do estado.
Amapá
No caso do Amapá, nenhuma estrutura digital foi montada. Contudo, é possível conferir os dados sobre o número de pessoas vacinadas no LocalizaSuS .
Amazonas
O Amazonas, um dos estados mais afetados pela cCovid-19, possui uma página dedicada a informar os cidadãos e cidadãs; assim como sua capital, Manaus, que também tem um vacinômetro.
Bahia
O estado da Bahia também tem o seu próprio vacinômetro. Para acessá-lo, basta clicar nesta página. Em relação à capital, Salvador, é possível obter informações sobre a vacinação em seu portal.
Ceará
Do mesmo modo, o Ceará tem seu próprio vacinômetro. Já na capital Fortaleza, há uma página para que a população agende sua vacina de acordo com o grupo de prioridades.
Distrito Federal
De maneira idêntica, a página do Distrito Federal disponibiliza quantas vacinas foram aplicadas na menor unidade da federação.
Espírito Santo
O Espírito Santo não possui página com dados sobre quantas pessoas foram vacinadas. Dessa forma, a recomendação é que se consulte o LocalizaSuS.
Goiás
Em Goiás, há informações na página da Secretaria de Saúde. Entretanto, há discrepâncias entre as informações da própria secretaria e o sistema. Para dados mais confiáveis, é melhor utilizar o LocalizaSuS.
Maranhão
No Maranhão há vacinômetro; já os dados da capital São Luís são disponibilizados diariamente pelo Boletim #VacinaSãoLuís nas redes sociais da prefeitura.
Mato Grosso
Para conhecer os dados do estado de Mato Grosso deve-se utilizar o LocalizaSUS. No entanto, a capital Cuiabá há um vacinômetro.
Mato Grosso do Sul
Só há vacinômetro com dados da capital do estado, Campo Grande.
Minas Gerais
O vacinômetro do estado de Minas Gerais aponta o número de vacinas distribuídas e aplicadas em todo estado.
Pará
No Pará há vacinômetro e ele registra todas as informações sobre a imunização no estado.
Paraíba
Na Paraíba, há vacinômetr, assim como em sua capital, João Pessoa, cujo vacinômetro mostra as informações do município.
Paraná
O Paraná não disponibiliza nenhuma ferramenta digital; a recomedação é que se use o LocalizaSUS para saber mais informações sobre a imunização no estado.
Pernambuco
O governo do estado não disponibilizou uma ferramenta digital para o acompanhamento da evolução da situação; portanto, a melhor fonte é o LocalizaSUS. Entretanto, no Recife, é possível acompanhar a situação por meio do vacinômento munipal.
Piauí
O Piauí conta com um vacinômetro elaborado pelo estado.
Rio de Janeiro
Cariocas e fluminenses devem consultar o LocalizaSUS para saber sobre a vacinação no estado.
Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte, pode-se conhecer os dados pelo RN + Vacina.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul há vacinômetro, assim como na capital. Para acessá-lo, os interessados na imunização podem consultar o vacinômetro da capital.
Rondônia
Rondônia possui um vacinômetro para o conhecimento das aplicações no estado e também um vacinômetro especial para a capital Porto Velho.
Roraima
Em contrapartida, os moradores de Roraima contam apenas com os dados do Localiza SUS.
Santa Catarina
O estado informa a população por meio de um portal. Florianópolis também conta com vacinômetro para comunicar a situação do município em relação a imunização.
São Paulo
O governo de São Paulo disponibilizou um vacinômetro; já a capital mais populosa do Brasil não possui estrutura de informação.
Sergipe
Para acessar os dados de imunização de Sergipe basta acessar esta página.
Tocantins
O Tocantins não possui vacinômetro. No entando, os dados do estado também estão disponíveis no Localiza SUS.
Leia também
Convenção Interamericana contra o Racismo é promulgada pelo Congresso
Covid-19: Contaminação em escolas segue em alta
Com informações da Agência Brasil