Pular para o conteúdo principal

Vacina contra gripe é liberada para toda a população de São Paulo

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A partir desta segunda-feira (12), a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade de toda a cidade de São Paulo.

Residentes na cidade de São Paulo que quiserem se vacinar contra a gripe podem ir a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a um AMA/UBS tomar o imunizante a partir de hoje (12). O horário de funcionamento dos estabelecimentos de saúde da cidade é das 7h às 19h, sendo que a imunização contra a influenza ocorrerá de segunda à sexta, até o término dos estoques.

A prefeitura disponibilizou uma lista dos locais onde a vacina contra gripe está sendo aplicada. Para vê-la, basta clicar aqui. A meta é imunizar 4,5 milhões de pessoas.

A prefeitura da cidade liberou a vacinação para todas as idades, a partir de 6 meses, após concluir a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na sexta-feira passada, 9 de julho. Durante a campanha, apenas 51,4% dos integrantes dos grupos prioritários foram vacinados. Até o dia 9 de julho, a vacinação estava ocorrendo em uma rede diferenciada montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas escolas.

Veja também:
- Vacina Já: Negacionismo e falta de políticas públicas prejudicam ainda mais a população no enfrentamento à pandemia
- "Não sigam nenhuma decisão imbecil do presidente da República: tomem a vacina", pede Lula

Por que tomar a vacina contra a gripe?

Em entrevista ao Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente ((IFF/Fiocruz), o infectologista Márcio Nehab afirmou: "A vacina da gripe é essencial para todas as pessoas acima de seis meses que não possuam contraindicação em recebê-la anualmente".

De acordo com o Instituto Butantan, produtor do imunizante, a vacina contra a gripe "protege contra os três tipos de vírus Influenza mais prevalecentes" e é atualizada anualmente.

Gripe x Covid-19

Segundo orientações da Fiocruz, não é recomendada a aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. "Se a data marcada para sua vacina contra Covid-19 for no mesmo período da gripe, priorize a da Covid-19 e espere um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a da gripe", recomenda o portal da instituição.

Imunização contra a gripe em outros locais

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população no dia 3 de julho. Contudo, estados e prefeituras estão organizando de forma diferente a aplicação da vacina para não gerar aglomeração e nem problemas logísticos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pessoa que desejar tomar a vacia deve consultar a prefeitura a respeito do calendário de vacinação de sua cidade.

Leia mais sobre vacinação no Reconta Aí.