Pular para o conteúdo principal

URGENTE! Circuit Breaker é acionado pela segunda vez hoje (12)

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br
InfoMoney

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, interrompeu temporariamente seus negócios pela segunda vez na manhã desta quinta-feira (12). 

Por volta das 10h25, o Ibovespa caía 11,65%, a 75.247,25 pontos, acionando “Circuit Breaker” , mecanismo que suspende temporariamente os negócios por 30 minutos quando a queda é superior a 10%. 

Ao voltar a operar, as quedas ganharam força e por volta das 11h15, a bolsa brasileira registrou baixa de mais de 15%, parando os negócios pela segunda vez no dia, agora por uma hora. 

O mercado segue mais um dia de tensão após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado  restringir viagens da Europa para os Estados Unidos por 30 dias.

No mercado de câmbio, o dólar abriu em forte alta nesta quinta-feira, batendo pela primeira vez a marca de R$ 5. Os mercados reagem aos impactos do coronavírus na atividade econômica mundial, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter anunciado ontem o surto como uma pandemia.

Circuit Breaker

Para evitar que a bolsa de valores ‘desabe’, um mecanismo chamado Circuit Breaker pode ser acionado, suspendendo temporariamente os negócios. 

O mecanismo disparado pela Bolsa permite, na ocorrência de movimentos bruscos no mercado de ações, interromper o pregão. Toda vez que isso acontece, esta ferramenta é acionada para “amortecer e rebalancear” as ordens de compra e venda dos investidores e proteger o mercado da volatilidade. Em seguida, os negócios são retomados.

Quando a queda da Bolsa atinge 10%, ela é paralisada por 30 minutos. Durante o acionamento do Circuit Breaker, não é possível realizar compras ou vendas de ativos na B3.

O acionamento do Circuit Breaker é feito em 3 estágios:

I – quando o Ibovespa desvalorizar 10% (dez por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a negociação dos ativos, dos derivativos e de renda fixa privada é interrompida por 30 (trinta) minutos;

II – reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 15% (quinze por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a negociação dos ativos, dos derivativos e de renda fixa privada é interrompida por 1 (uma) hora;

III – reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 20% (vinte por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a B3 pode determinar a suspensão da negociação de ativos, de opções e de renda fixa privada por período por ela definido. Nesse caso, o mercado deve ser comunicado pelos canais usuais de divulgação das informações da B3.