Pular para o conteúdo principal

Tribunal de Justiça derruba liminar que impedia assembleia de Furnas

Imagem
Arquivo de Imagem
eletrobras

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro derrubou na tarde desta segunda-feira (6) a liminar que impedia a realização de uma assembleia de debenturistas de Furnas, empresa controlada pela Eletrobras.

A decisão anterior, que atendeu pedido de uma associação de funcionários de Furnas, foi dada no domingo (5), em regime de plantão do Tribunal. A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, derrubou a decisão da juíza do plantão judiciário Isabel Teresa Pinto Coelho Diniz.

A assembleia estava marcada para esta segunda-feira.

Leia também:
- Eletrobras: Parlamentares ingressam no TCU contra privatização
- Eleições 2022: PT apresenta diretrizes de programa para partidos aliados

Furnas busca o aval dos detentores de debêntures - uma espécie de título de crédito - emitidos pela empresa para realizar aportes na Madeira Energia.

Sem o aporte na Madeira Energia a capitalização do sistema Eletrobras previsto pelo governo para viabilizar a privatização da empresa-mãe do sistema energético fica inviabilizada. Além disso, parte das dívidas - estabelecidas através de títulos de crédito para investimentos - de Furnas e da Eletrobras seriam imediatamente executadas.

Furnas já anunciou que, caso a execução das dívidas ocorra, uma parcela relevante não seria imediatamente honrada, o que deixaria o processo de privatização da Eletrobras emperrado