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Telemarketing: Descubra o que fazer para acabar com ligações indesejadas

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telemarketing abusivo

Imagem: PxHere

No último dia 18, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) suspendeu de forma permanente as atividades de 180 empresas de telemarketing. O fato se deu sob a suspeita que as empresas de telemarketing ativo - que fazem ligações para oferecer produtos e serviços - estava operando de maneira abusiva.

Segundo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) o telemarketing abusivo é aquele que não respeita o horário comercial e nem o bom senso ao incomodar os cidadãos em dias inadequados, como sábado ou domingo. Outra forma de abuso identificada pelo idec é o volume das ligações. Há pessoas que chegam a receber mais de uma dezena por dia.

"Há relatos de pessoas que perdem oportunidades de emprego ou até de pacientes que poderiam ser beneficiados com doações de órgãos que não atendem o telefone por medo de ser uma empresa de telemarketing", relata o Idec.

Aposentados, pensionistas e servidores são os maiores alvos

Essa situação é enfrentada por Cecília Fernandes. Pensionista, a idosa é incomodada insistentemente por empresas do ramo financeiro que oferecem empréstimos consignados e portabilidade empréstimos. "Não sei como essas empresas têm meu número. Eu nunca fui nesses bancos, muitos deles eu não conheço nem de ouvir falar", desabafa Cecília. Uma tendência apontada pela Senacon, que afirma que grande parte das empresas obtem dados pessoais de potenciais consumidores de forma ilegal.

Contudo nem só aposentados, pensionistas e servidores são incomodados pelo telemarketing abusivo. Em pesquisa realizada em 2019 pela Senacon, 92,5% dos respondentes relatou já ter sido alvo das ligações de telemarketing. No mesmo levantamento, 65% afirmaram ter recebido 10 ligações por semana. Mas apenas 11,2% relataram ter procurado órgãos de defesa do consumidor para reclamar ou buscar solução para o problema.

Como bloquear o telemarketing?

Ainda que medidas tenham sido tomadas nos últimos tempos para preservar os consumidores do incômodo das ligações, é possível diminuir ainda mais o número de chamadas não solicitadas.

Não me perturbe

O consumidor pode cadastrar seu número de telefone no site Não Me Perturbe. Essa medida visa bloquear chamadas de telemarketing de empresas bancárias de crédito consignado e operadoras de telecomunicações, segundo o Idec.

Procon

Outra alternativa é procurar o Procon da cidade em que o consumidor reside e fazer uma reclamação ou denúncia. A entidade ainda pode oferecer orietações a serem tomadas pelo consumidor para diminuir os incômodos e, o Procon pode ainda cadastrar o telefone do cidadão em uma lista de bloqueio a determinadas empresas.

Entrar em contato com o SAC das empresas

Caso as ligações incômodas partam de uma empresa específica, o consumirdor pode entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente (SAC) ou a ouvidoria da mesma. Assim, pode-se registrar a reclamação sobre as ligações inconvenientes.

Participação social na consulta pública da Anatel

O Idec acredita que essas são medidas paliativas para lidar com o problema do telemarketing abusivo, por isso defende uma regulamentação para o setor. Por isso, convida os consumidores a participar da consulta pública realizada pela Anatel até o dia 08 de agosto de 2022. Basta clicar aqui para saber como participar.