Pular para o conteúdo principal

TCU vai avaliar os processos de privatizações de ativos da Caixa

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Deputados protocolaram representação junto ao TCU contra o presidente da Caixa. Planos de privatizar ativos do Banco Público permanecem.

O Governo Federal vem fatiando a Caixa e privatizando vários ativos da empresa pública. Mesmo com a pandemia do coronavírus, os planos de vender partes importantes do Banco Público permanecem.

Diante dessa realidade, os deputados federais Erika Kokay (PT-DF) e Enio Verri (PT-PR) fizeram uma representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Em reunião, nesta segunda-feira (15), o presidente do Tribunal, José Mucio Monteiro, afirmou que iniciará o processo de avaliação técnica. O processo será por meio da Secretaria de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional e dos Fundos de Pensão, para que então o Tribunal consiga fazer a deliberação.

Presente na reunião, o diretor de formação da Fenae, Jair Pedro Ferreira, explicou que o governo está esvaziando o Banco Público e, com isso, tirando seu poder de investimento na sociedade.

“Nós estamos em um processo de pandemia, em uma situação difícil. Essas medidas, da forma como estão sendo feitas, do ponto de vista de empresa pública, está faltando transparência. Creio que uma fiscalização e acompanhamento podem detectar isso”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional e dos Fundos de Pensão do TCU, Rafael Jardim, o Tribunal está acompanhando de perto toda a movimentação desse tema. “Nossa missão como unidade técnica é dar a devida priorização”, disse.

Leia também:
– Saiu o calendário do Saque Emergencial do FGTS. Veja quando você irá receber
– FGTS: Cuidado com sites e aplicativos falsos que só querem roubar seus dados
– Os impactos do Auxílio Emergencial

Privatização de ativos conduzidas de forma irregular

A deputada Erika e o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Guimarães Morais, também participaram da reunião. Entretanto, a parlamentar alertou que a privatização está sendo conduzida de forma irregular.

“Estamos pedindo o olhar aguçado deste Tribunal porque detectamos algumas irregularidades nesse processo abertura de capital”, explicou ao dizer que pode estar se criando um dano ao erário público.

De acordo com a deputada, a Caixa tem cumprido uma função relevante neste momento para o enfrentamento a pandemia. “[A Caixa] é um instrumento estratégico inegável para recuperar o país do ponto de vista social e econômico pós-pandemia”, finalizou Erika.

Com informações da Fenae.