Pular para o conteúdo principal

Setor de serviços diminui expectativas em relação a cenário econômico

Imagem
Arquivo de Imagem
 Índice de Confiança de Serviços (ICS)

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 1,3 ponto em dezembro de 2021 em comparação com novembro. O indicador chegou a 95,5 pontos. A baixa registrada no último mês do ano representa a segunda queda mensal consecutiva do indicador.

O ICS mede a confiança dos empresários do setor, servindo como indicador das expectativas dos serviços em relação à economia. Os dados mais recentes foram divulgados nesta terça-feira (28) pela Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo levantamento.

Em outro indicador da FGV, o setor do comércio também apresentou redução em suas expectativas.

LEIA TAMBÉM:
- Servidores aposentados têm até sexta-feira (31) para fazer prova de vida
- PNAD: Trabalho informal cresce mais que postos com carteira assinada

“Apesar do programa de vacinação seguir avançando, o cenário para os próximos meses ainda parece muito incerto, principalmente pelo ambiente macroeconômico mais frágil e a dúvida sobre nova variante”, declarou o economista da FGV Rodolpho Tobler à Agência Brasil.

Na metodologia da FGV, o ICS é composto pelo Índice da Situação Atual e o Índice de Expectativas. As pontuações vão de 0 a 200.

O Índice da Situação Atual, que mede a percepção do comércio sobre a atual situação econômica, teve redução moderada. O ISA recuou 0,3 ponto, chegando a 92,5 pontos. Já o IE foi o principal fator para a oscilação negativa, baixando 2,2 pontos, recuando para 98,7 pontos.

O Índice de Expectativas do setor de serviços registrado pela FGV em dezembro é a menor pontuação desde maio, quando registrou 92,4 pontos.