Pular para o conteúdo principal

Senadores entregam relatório final da CPI da Covid ao procurador-geral da República

Imagem
Arquivo de Imagem
CPI da Covid 4

Um dia depois do encerramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado, um grupo de senadores entregou nesta quarta-feira (27) ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cópias do relatório final.

Caberá a Aras decidir se oferece denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro e outros agentes públicos com foro privilegiado citados no documento, aprovado na terça-feira (26) pela comissão.

LEIA TAMBÉM
- CPI da Covid: Maioria aprova relatório final com indiciamento de 80 pessoas, incluindo família Bolsonaro
- CPI da Covid: de nove crimes imputados a Bolsonaro, oito dependem de posição do Congresso

O relatório final da CPI da Covid foi aprovado por maioria - foram sete votos favoráveis e quatro contrários - e pede o indiciamento de 80 pessoas por diversos crimes cometidos durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O presidente, o relator e o vice-presidente da CPI participaram da entrega do relatório. Além de Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AM) e Randofe Rodrigues (Rede-AP), integraram a comitiva os senadores Humberto Costa (PT-PE), Otto Alencar (PSD-BA), Simone Tebet (MDB-MS), Fabiano Contarato (Rede-ES), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

O relatório final será encaminhado ainda ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e a órgãos como Polícia Federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal Penal Internacional (TPI).

Nesta quinta-feira, cópias do documento devem ser despachadas para o Ministério Público em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amazonas.

Com informações da Agência Senado