Pular para o conteúdo principal

Seguro DPVAT: veja o passo a passo de como solicitar indenização pelo aplicativo da Caixa

Imagem
Arquivo de Imagem

Agora as solicitações ao seguro DPVAT são 100% online. Pelo aplicativo DPVAT Caixa as vítimas de acidentes de trânsito ou seus beneficiários poderão dar entrada no pedido de indenização por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

No entanto, a plataforma só aceita pedidos de indenização para acidentes que aconteceram após o dia 1º de janeiro de 2021. Os pedidos de acidentes ocorridos antes dessa data devem ser feitos com a Seguradora Líder.

O aplicativo começou a funcionar neste domingo (31) e nós já preparamos um passo a passo que vai ajudar você a solicitar o seguro DPVAT. Confira!

Leia também:
Como realizar pagamentos usando o QR Code do aplicativo Caixa Tem?
Passo a passo de como sacar o dinheiro do Caixa Tem nas lotéricas ou caixas eletrônicos

Passo a passo para solicitar o seguro DPVAT

1: Baixe o aplicativo DPVAT Caixa para Androide ou IOS. Ao acessar a plataforma, clique no botão “Entrar” e depois informe seu CPF e a senha usada em outros aplicativos do Banco Público como Habitação, FGTS e Caixa Tem.

Caso não tenha senha em nenhuma dessas plataformas da Caixa, faça um cadastro pelo aplicativo do DPVAT. É só clicar em “Cadastre-se” na primeira tela da plataforma e seguir o passo a passo.

2: Na sequência, a Caixa irá pedir algumas horas para analisar o cadastro por motivos de segurança. Ao acessar o aplicativo algumas horas depois, ele vai vincular o seu celular ao CPF do cadastro.

Para isso, você vai receber por SMS um código numérico com seis dígitos. Insira ele no campo correspondente e clique em “Enviar”. Dê um nome para o seu dispositivo e clique em “Continuar”. O Banco Público vai analisar novamente os dados e informar o horário em que o acesso será liberado.

3: Após realizar o login no aplicativo, procure a opção “Nova solicitação”. Para iniciar um pedido é preciso estar com todos os documentos digitalizados, pois serão anexados no processo.

4: Clique em “Iniciar solicitação”, concorde com o termos e condições de uso e também com a política de privacidade.

5: Na tela seguinte, preencha todas as informações sobre o acidente e clique em “Continuar”. Depois selecione o tipo de veículo envolvido no acidente e aperte novamente “Continuar”.

Seguro DPVAT

6: O próximo passo é indicar qual o tipo de indenização. São elas: despesas médicas e hospitalares; invalidez permanente; invalidez mais despesas médicas e hospitalares; e indenização por morte.

Seguro DPVAT

Cada uma delas possui documentação específica e, ao escolher a opção, a tela seguinte vai informar a lista de documentos necessários para seguir adiante com a solicitação.

7: Se declare como vítima e clique em “Continuar”. Na tela seguinte, preencha os dados pessoais solicitados como nome completo, data de nascimento, sexo e nome da mãe. Em seguida, informe se você nasceu ou não no Brasil.

Seguro DPVAT

8: Logo depois, indique a sua ocupação. Para trabalhador formal e trabalhador autônomo é preciso digitar qual o valor da renda que recebe e desde quando recebe o pagamento. Caso não tenha ocupação, selecione a opção correspondente e clique em “Continuar”.

Seguro DPVAT

9: Informe se você possui patrimônio e em seguida se possui veículo em seu nome. Depois preencha as informações sobre o seu endereço.

Seguro DPVAT

10: Na tela seguinte irá aparecer um resumo com todos os dados informados. Confira se está tudo correto e siga para a próxima tela onde serão anexados os documentos necessários.

Neste caso, é possível tirar fotos dos documentos pelo próprio aplicativo ou então anexar os arquivos (PDF ou JPG) que já estão no seu celular.

11: Após anexar todos os documentos, você irá autorizar a Caixa a criar automaticamente uma conta Poupança Social Digital onde você vai receber o valor da indenização.

O pagamento será feito em até 30 dias e a movimentação da conta poupança deve ser feita pelo aplicativo Caixa Tem.

12: Pelo aplicativo também é possível acompanhar o andamento do processo. A informação vai aparecer na página inicial. É só clicar e acompanhar o andamento da sua solicitação.