Pular para o conteúdo principal

Segunda chance: candidatos isentos que faltaram no Enem 2020 terão nova oportunidade para inscrição na edição 2021

Imagem
Arquivo de Imagem
enem -Marcello Casal Agência Brasil

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os candidatos que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição, mas não compareceram às provas.

De acordo com o Inep, os participantes poderão se inscrever a partir desta terça-feira (14), na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro.

VEJA TAMBÉM:
- Está valendo: Famílias registradas no CadÚnico terão inscrição automática na Tarifa Social de Energia Elétrica
- Da ilusão do dia 7 para a realidade: caminhoneiros protestam, mas preço do diesel segue em alta

Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a realização do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

A medida foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União (DOU).

Segunda chance

Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou no começo de setembro a reabertura do prazo para o requerimento de isenção da taxa de inscrição do Enem de 2021 para estudantes de baixa renda, sem que fosse necessário justificar a ausência no exame de 2020.

Para o STF, as provas do ano passado foram aplicadas em um contexto de anormalidade por conta da pandemia, e a exigência de comprovação documental para os ausentes viola o acesso à educação e o de erradicação da pobreza.

Enem 2021 – Ao todo, 3.109.762 pessoas já tiveram as inscrições confirmadas para o Enem 2021. O número corresponde ao total de participantes das duas versões do exame (impressa e digital). 

O Inep registrou 3.040.871 inscritos para a versão em papel. Para a modalidade digital, que teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. As provas serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. Nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação.

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

Com informações do Inep