Pular para o conteúdo principal

Saque do FGTS para nascidos em outubro começa hoje (1º)

Imagem
Arquivo de Imagem
Liberação FGTS Pernambuco

Trabalhadores nascidos em outubro poderão sacar até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta quarta-feira (1º). O calendário de pagamento vai até 15 de junho de 2022.

A liberação do FGTS faz parte de uma estratégia de Bolsonaro para ganhar popularidade com os brasileiros para as eleições de 2022. No entanto, o saque do FGTS começou dia 20 de abril e coleciona problemas. Inclusive, brasileiros reclamam que não receberam o pagamento na data referente ao seu mês de aniversário.

De acordo com a Caixa, o pagamento será de forma automática, pela conta poupança social digital do Banco Público. Se o cidadão não tiver a conta digital, a Caixa vai abrir uma em nome do trabalhador.

A movimentação do dinheiro é feita pelo aplicativo Caixa Tem. Após ser depositado, o recurso do FGTS pode ser transferido para uma conta corrente de outra instituição financeira por meio do celular.

ATENÇÃO! O dinheiro ficará disponível para o trabalhador até 15 de dezembro. Após essa data, ele volta para a conta vinculada do FGTS.

LEIA TAMBÉM:
Atenção! Golpistas estão roubando o dinheiro do FGTS dos trabalhadores
Cuidado com o golpe da Nota Fiscal Eletrônica que circula por e-mail

Quem pode receber o FGTS?

Qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar. No entanto, se o trabalhador tiver mais de uma conta do Fundo, o saque é feito na seguinte ordem:

- primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo;
- em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Como verificar o saldo a receber?

Para saber quanto irá receber, o trabalhador precisa acessar o site do FGTS (clicando aqui). Em seguida, informe o CPF e digite sua senha. O sistema irá enviar um código por mensagem de texto para o celular cadastrado. Informe esse código no site do FGTS e prossiga com a consulta. Por fim, o site irá mostrar quando o valor disponível para saque do FGTS.

Também é possível verificar o saldo e solicitar o saque pelo aplicativo oficial do FGTS. Ele está disponível para Android (clique aqui para baixar) e IOS (clique aqui para baixar).

Confira o calendário:

Mês de nascimentoData da liberação
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março4 de maio
Abril 11 de maio
Maio14 de maio
Junho  18 de maio
Julho21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro1º de junho
Novembro 8 de junho
Dezembro15 de junho