Pular para o conteúdo principal

São Paulo terá Carnaval no feriado de Tiradentes (21)

Imagem
Arquivo de Imagem
Carnaval de São Paulo

Foliões finalmente poderão brincar o Carnaval de São Paulo a partir do dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. O palco da festa fora de época será o Sambódromo do Anhembi, onde escolas farão o tradicional desfile.

Programação do Carnaval no Anhembi

A programação dos desfiles foi disponibilizada pela prefeitura e as escolas do Grupo de Acesso I, Grupo Especial e o Desfile das Campeãs ocorrerão segundo o seguinte cronograma:

  • 21/4 quinta – Grupo de Acesso I, a partir das 20h;
  • 22/4 sexta – Grupo Especial, a partir das 22h30;
  • 23/4 sábado – Grupo Especial, a partir das 22h30;
  • 29/4 sexta-feira– Desfile das Campeãs do Grupo Especial, a partir das 22h.

Acesso para pessoas com deficiência

O programa Atende+ (modalidade de transporte gratuito) disponibilizará 94 vans adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência nos dias 21, 22, 23 e 29 de abril. O serviço será destinado às pessoas com autismo, surdocegueira, deficiência física com alto grau de severidade e dependência, entre outras. O transporte estará disponível dentro do Sambódromo do Anhembi, em uma linha circular e em mais três locais:

  • Metrô Portuguesa Tietê - Saída para a Rua Mal. Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul;      
  • Metrô Palmeiras Barra Funda - Av. Auro Soares de Moura Andrade, dentro do Terminal  Barra Funda, junto à rampa de acesso;          
  • Posto da CET - Av. Olavo Fontoura  

As vans do Atende+ começarão a circular a partir das 19h com direção ao Sambódromo e, excepcionalmente, farão o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas, idosos e obesas.

Leia também:
- Fim do estado de emergência? Veja o que especialistas dizem
- Confira o atendimento bancário nos feriados de abril

Protocolos Sanitários para o Carnaval

Na quarta-feira (13), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou os protocolos sanitários elaborados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) para os defiles no sambódromo e para os eventos de Carnaval particulares:

  • Exigência do passaporte da vacina para o público com esquema vacinal completo (duas doses);
  • Disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos;
  • Providenciar medidas para adequação da qualidade do ar interno, em ambientes climatizados ou não, com o destravamento e abertura de portas e/ou janelas ou utilização de sistemas acessórios para captação do ar externo para minimização dos riscos nos ambientes sem ventilação;
  • Usar o maior número possível de entradas e saídas de público, para que ocorra de maneira escalonada. Há também a obrigação de controle de acesso.

"O Carnaval de São Paulo é um dos maiores do Brasil e, diante do cenário que vivemos há dois anos, precisa ser organizado com mais prudência e restrições no aspecto sanitário. Com os protocolos sendo seguidos, temos certeza de que o espetáculo estará garantido e de forma segura", afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Transporte de Taxi

A Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP) elaborou um esquema especial de serviço de táxis para o Carnaval a partir das 18h30 nos dias de desfile.

Área de Desembarque Olavo Fontoura

  • Avenida Olavo Fontoura (sentido Praça Campo de Bagatelle), entre o Portão 01 e o Portão 2. Localizado na primeira baia junto ao Pavilhão de Exposição, acesso pela Avenida Santos Dumont;

Área de Embarque 1 – Pavilhão

  • Bolsão 1A Olavo Fontoura: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte Casa Verde), no alinhamento entre o Portão 01 e o Portão 02.
  • Bolsão 1B Eulália: Rua Santa Eulália entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Voluntários da Pátria;

Área de Embarque 2 – Camarote

  • Bolsão 2 Camarotes: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte Casa Verde), entre o Portão 24 e o Portão 29, no lado esquerdo junto ao canteiro central.

Área de Embarque 3 – Dispersão

  • Bolsão 3A Andorinha: Avenida Olavo Fontoura, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Rua Anita Malfati no contra-fluxo, saída pelo viaduto. É possível acessar pela Avenida Braz Leme, Rua Marambaia e Rua Anita Malfati
  • Bolsão 3B Anita Malfati: Rua Anita Malfati, entre a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Professor Hermenegildo de Campos Almeida. É possível acessar pela Avenida Braz Leme, Rua Marambaia e Rua Anita Malfati.

Área de Embarque 4 – Concentração

  • Bolsão  4 Ponto de Táxi Anhembi: Rua Professor Milton Rodrigues, junto à Rampa de acesso do Hotel Holiday Inn.

As cobranças se manterão as mesmas: bandeira 1 (das 6h às 20h, de segunda a sábado) - R$ 5,50 mais a tarifa de R$ 4,00 por quilômetro rodado e bandeira 2 (das 20h às 6h, de segunda a sábado, e o dia todo aos domingos e feriados) – Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa quilométrica.