Pular para o conteúdo principal

Receita Federal paga 1º lote de restituição do imposto de renda nesta terça (31)

Imagem
Arquivo de Imagem
restituição

A Receita Federal paga nesta terça-feira (31) o 1º lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. Mais de 3,38 milhões de pessoas vão receber o dinheiro, totalizando R$ 6,3 bilhões.

Todo este valor será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226,9 mil idosos acima de 80 anos; 2,3 milhões entre 60 e 79 anos; 149 mil pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária que foi informada na Declaração de Imposto de Renda de 2022.

O contribuinte pode consultar as informações sobre a restituição do imposto de renda pela página da Receita Federal na internet (clicando aqui). Ao acessar o site, procure a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clique em “Consultar Restituição”. Para quem possui o aplicativo Meu Imposto de Renda instalado no celular ou tablet, saiba que a consulta da situação também pode ser feita por ele.

O cidadão também pode consultar o extrato da declaração para verificar se existe alguma pendência. Neste caso, é só acessar a página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) (clicando aqui).

LEIA TAMBÉM:
- De Lula a Bolsonaro: Na era das motociatas, menos brasileiros podem comprar uma moto
- Desde implementação, Auxílio Brasil já perdeu quase R$ 25 para inflação

Calendário de pagamento

O cronograma de pagamento da restituição do imposto de renda de 2022 começa dia 31 de maio. São cinco lotes pagos aos contribuintes que não apresentarem pendências nas declarações.

As datas são:

1º lote - pagamento dia 31 de maio
2º lote - pagamento dia 30 de junho
3º lote - pagamento dia 29 de julho
4º lote - pagamento dia 31 de agosto
5º lote - pagamento dia 30 de setembro

Vale lembrar que a restituição fica disponível para saque durante um ano. Caso o valor não seja creditado na conta bancária informada pelo contribuinte, é possível entrar em contato com uma agência do Banco do Brasil para solicitar o dinheiro.

O procedimento também pode ser feito pela Central de Atendimento da Receita ligando para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).