Pular para o conteúdo principal

Receita Federal divulga 1º lote de restituição do imposto de renda 2021

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 já pode consultar se vai receber a restituição no primeiro lote de pagamento. A Receita Federal vai pagar R$ 6 bilhões para mais de 3,4 milhões de contribuintes. É o maior lote de restituição da história.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

A restituição será paga no dia 31 de maio na conta bancária informada pelo contribuinte na hora da entrega da declaração de imposto de renda.

Para consultar os contemplados no primeiro lote é só acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, selecione “Consultar Restituição” e siga o passo a passo. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para smartphones e tablets.

Pouco mais de R$ 5,5 bilhões serão pagos aos contribuintes com prioridade legal. São 96,6 mil idosos acima de 80 anos; 1,9 milhões com idade  entre 60 e 79 anos; 127 mil contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença; e 891 mil pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

De acordo com a Receita, o restante do lote será destinado a quase 264 mil contribuintes que não são prioritários, mas que entregaram declarações de anos anteriores até 28 de fevereiro de 2021.

Vale lembrar que é importante verificar se há pendências que impeçam o pagamento da restituição. Assim, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Restituição de imposto após envio da declaração

O cronograma de pagamento da restituição do imposto de renda segue o mesmo implementado em 2020. Serão cinco lotes pagos para os contribuintes que não apresentarem pendências nas declarações.

As datas serão:

1º lote: pagamento dia 31 de maio de 2021
2º lote: pagamento dia 30 de junho de 2021
3º lote: pagamento dia 30 de julho de 2021
4º lote: pagamento dia 31 de agosto de 2021
5º lote: pagamento dia 30 de setembro de 2021

De acordo com a Receita, a previsão é que 60% das declarações entregues tenham imposto a restituir. No entanto, 19% deverão pagar algum valor em imposto.

Ainda não enviou a declaração à Receita Federal?

Pensando em ajudar os brasileiros com as dúvidas geradas na hora de preencher a declaração de imposto de renda, o Reconta Aí publicou uma série de matérias especiais sobre o assunto.

Abaixo estão os links para acessar cada uma delas. Aproveite e compartilhe as informações com os parentes, amigos e vizinhos.