Pular para o conteúdo principal

Quase 1/4 dos brasileiros vive em casas inadequadas

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Cerca de 23,5% das famílias brasileiras vivem em casas com uma ou mais inadequações, ou seja, sem segurança e conforto.

O que uma casa precisa ter para ser considerada adequada a uma família? Para o IBGE, que divulgou hoje (25) o resultado da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), as condições referem-se à estrutura firme de paredes, telhado, piso e um banheiro próprio para cada casa.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin.

Apesar de serem requisitos básicos, 23,5% das pessoas no Brasil não atendem a uma ou mais destas adequações. Ou seja, quase 1/4 dos cidadãos não mora em casas que oferecem condições mínimas de segurança ou conforto.

A situação das casas é um problema nacional

Engana-se quem pensa que o problema de moradia é localizado. Ao contrário, ele está espalhado nas áreas urbanas (15,7%) e também na zona rural (7,8%).

No mesmo sentido, o problema das moradias inadequadas está espalhado em todas as regiões do País. Contudo, o problema é mais agudo nas regiões Nordeste (10,6%) e Sudeste (5,8%).

Outro dado que chama a atenção na pesquisa é a cor ou raça da pessoa que lidera a família. Quando essa pessoa é branca, a proporção de pessoas que mora em casas com algum tipo de inadequação é de 6,2%. Contudo, se a pessoa chefe de família é preta ou parda, a porcentagem sobe para 17%.

Leia também
Renda média dos mais ricos é 12 vezes a renda média dos mais pobres