Reconta Aí Atualiza Aí Prouni: Prazo de inscrição para bolsas remanescentes vai até amanhã (4)

Prouni: Prazo de inscrição para bolsas remanescentes vai até amanhã (4)

Dia Nacional da Educação

Foto: Suami Dias/ GOVBA

Calendário de inscrições para as vaga remanescentes do Prouni começa hoje (3)e termina amanhã (4); resultado será divulgado na sexta (7).

Foram abertas nesta segunda-feira (3) as inscrições para vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). As incrições, referentes ao primeiro semestre deste ano, devem ser feitas até amanhã (4) às 23h59, pelo portal oficial do programa. Segundo o Ministério da Educação, os resultados serão divulgados ainda esta semana, na sexta-feira (7).

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

O número de vagas remanescentes ainda não foi divulgado pelo Ministério da Edcucação. Para todo o programa foram ofertadas apenas 162 mil bolsas no total.

A seleção para essas vagas foi modificada no dia 15 de abril pela Portaria nº 212/2021 do Ministério da Educação. Agora, os candidatos poderão utilizar o seu melhor resultado obtido no ENEM dos últimos 10 anos. Até o ano pasado, era avaliada a prova mais recente.

No mínimo, o candidato precisa ter obtido 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a nota da redação.

O Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004, durante o segundo ano de mandato do presidente Lula. Ele tem como finalidade o aumento do acesso de estudantes ao ensino superior por meio da ampliação do acesso às vagas no ensino superior privado.

Ao contrário do Fies, que é um financiamento facilitado aos estudantes, o Prouni é um sistema de bolsas de estudo. Elas podem ser integrais ou parciais, dependendo do nível socioeconômico do candidato.

As bolsas integrais são concedidas aos estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as as bolsas parciais são destinadas aos candidatos cuja renda familar vai até três salários mínimos por pessoa.

Outro pré-requisito para a participação no programa é que o candidato tenha cursado todo o ensino médio em escola pública. Os bolsistas das escolas particulares também podem pleitear as vagas. Professores, sejam da rede pública ou privada, podem pleitear as bolsas mesmo que ultrapassem o limite de renda.

Prazo apertado

Os aprovados têm até o dia 13 de maio para entregar os documentos que atestem as informações declaradas na inscrição, na instituição de ensino. A entrega poderá ser feita presencialmente ou por meios eletrônicos, a depender da universidade ou faculdade.

Com informações da Agência Brasil.

Leia mais sobre Educação no Reconta Aí.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial