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"Privatiza que melhora": Moradores do DF estão há mais de 40 horas sem energia elétrica

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Privatiza

As fortes chuvas dos últimos dias estão gerando transtornos para centenas de moradores do Distrito Federal. Várias regiões já registram mais de 40 horas sem energia elétrica. No Twitter, moradores do DF desabafam sobre o péssimo atendimento da Neoenergia, empresa privada que assumiu os serviços da Companhia Energética de Brasília (CEB) - privatizada no início de 2021.

O discurso "privatiza que melhora" é muito usado por governantes que querem acabar com os serviços públicos e também por brasileiros que se sentem insatisfeitos. No entanto, a privatização de serviços como o de energia elétrica é a certeza de que o consumidor vai pagar contas cada vez mais altas e que terá uma prestação de serviço cada vez pior.

Até o momento, moradores do Lago Sul, Lago Norte, Jardim Botânico, Planaltina, Guará, Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirantes, São Sebastião, Fercal e Gama estão sofrendo com a falta de energia.

"Privatiza que melhora"

As reclamações sobre o serviços prestados pelo Neoenergia não são somente desse último fim de semana. A população do Distrito Federal reclama que, desde que assumiu a CEB a falta de luz é constante. Além disso, os atendimentos de ocorrências estão mais demorados e o cidadão que abre a reclamação junto a companhia de energia elétrica fica muito tempo sem resposta.

Para a turma do "Privatiza que melhora" fica o questionamento: onde foi que melhorou? As contas de energia estão cada vez mais caras e a prestação de serviço segue cada vez pior. Onde já se viu várias regiões ficarem mais de 40 horas sem energia?

Prejuízos

No Distrito Federal, famílias estão perdendo alimentos e medicamentos por ficarem dias sem energia elétrica. Sem contar as pessoas que estão contabilizando ainda mais prejuízos com aparelhos que estão queimando devido aos picos de energia.

As famílias podem solicitar ressarcimento dos prejuízos junto a Neoenergia, mas ela só pode ser feita por telefone. É preciso ligar para a central de atendimento pelo número 116 e informar que quer realizar a "Solicitação de ressarcimento de danos".

Resposta da Neoenergia

A Neoenergia vem respondendo as reclamações no twitter com um texto padrão, dizendo que a culpa é das chuvas e que a equipe está empenhada em recompor a rede danificada.

Em nota, a empresa informou que mais de 98 profissionais atuam nos estados de São Paulo, da Bahia e de Pernambuco estão sendo mobilizadas para trabalharem emergencialmente no Distrito Federal. “Com o reforço de profissionais das demais empresas do grupo Neoenergia, daremos mais celeridade aos trabalhos operacionais que estão espalhados por diversos pontos do DF”, diz o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian.

No entanto, a empresa não estabelece prazos para o reestabelecimento da energia dos consumidores. A população é quem sempre paga a conta, de uma forma ou de outra.