Pular para o conteúdo principal

Prévia do PIB: Atividade econômica recuou 0,43% em maio, diz o Banco Central

Imagem
Arquivo de Imagem
PIB

A atividade econômica apresentou queda de 0,43% em maio, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Banco Central (BC). O índice é considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB) e serve para avaliar como está o desempenho da economia. O resultado para o mês de maio é em comparação com abril e pegou de surpresa o mercado, que esperava crescimento pouco maior de 1%. 

Quando comparado com maio do ano passado, o IBC-Br teve crescimento de 14,21%. No acumulado em 12 meses, a alta é de 1,07%, segundo o Banco Central. Entre janeiro e maio deste ano, o índice acumula alta de 6,60%.

Veja também:
- PIB de 2022 terá relação direta com as eleições, aponta cientista político

Diferenças entre o PIB e o IBC-BR

O PIB é a somatória do que o País produziu em termos de bens e serviços, sendo a apuração feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o IBC-Br é considerado uma "prévia do PIB" e o cálculo é um pouco diferente, já que nele entram estimativas para agropecuária, indústria e serviços.

Para este ano, as projeções do mercado financeiro para o PIB é de 5,26%, segundo a pesquisa semanal Focus também divulgada pelo Banco Central.