Pular para o conteúdo principal

Prepare-se para o reajuste do aluguel

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Em alta, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) pode aumentar o preço do aluguel em todo o país.

Reajuste do aluguel deverá ser maior do que o reajuste do salário.

Utilizado como indexador para corrigir os valores dos aluguéis, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) já bateu os 13,02% em 12 meses encerrados em agosto. Projeções mostram que ele deve chegar à alta de 15,28% até dezembro.

Com isso, a vida dos brasileiros fica ainda mais difícil, já que esse ajuste foi em média cinco vezes maior do que o utilizado para o reajuste do salário mínimo, que é o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Em doze meses, acumula alta de 2,94%.

DEZ METROS QUADRADOS

10m²

dois mil setecentos e oitenta e dois reais por mêshttps://t.co/FTB9IBcOFJ pic.twitter.com/VgmwGosLfh

— Alugueis Arrombados (@alugueisVTNC) September 8, 2020

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) junto à Fundação Getúlio Vargas em 2017, o défict habitacional no Brasil era altíssimo: faltavam cerca de 7,78 milhões de casas até o ano da pesquisa. O número refere-se às casas próprias; contudo, revelam a dinâmica de um setor do mercado que tem pesado cada vez mais para as famílias.

Leia Mais
Casa Verde e Amarela não atenderá aos mais pobres

Aluguel, mais uma crise para a crise já existente

Junto à alta dos alimentos da cesta básica, ao desemprego e ao aumento dos transportes, o aumento do aluguel passa a ser uma grande preocupação para os brasileiros – além da Covid-19 e da crise política que assola o país.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), em 2019, 18,3% das moradias [o que equivale a 13,3 milhões de residências] eram alugadas. Já 8,9% – ou 6,4 milhões – eram cedidas ou emprestadas. No mesmo sentido, 6,1%, ou 4,4 milhões, ainda estão sendo pagas. Ou seja, 33,3% das moradias brasileiras são ocupadas por pessoas que podem ser impactadas por essa alta do IGP-M.

ONZE METROS QUADRADOS

mil e duzentos reais por mêshttps://t.co/z7UdWSmJV8 pic.twitter.com/Zi5h2rn9zN

— Alugueis Arrombados (@alugueisVTNC) July 13, 2020