Pular para o conteúdo principal

Preços da indústria sobem 1,31% em novembro

Imagem
Arquivo de Imagem
inflação

Os preços da indústria subiram 1,31% na passagem de outubro para novembro de 2021 e acumulam agora alta de 28,36% no ano e de 28,86% em 12 meses. Em novembro de 2020, a alta foi de 1,38%. Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado hoje (5) pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Mais de 2.100 empresas são pesquisadas e coletados 6 mil preços mensalmente.

No levantamento de novembro do ano passado, 17 das 24 atividades industriais pesquisadas tiveram alta nos preços, com destaque para refino de petróleo e produtos de álcool.

A pesquisa mostra que os derivados de petróleo e álcool aumentaram 6,63% no mês e chegaram a 71,04% no acumulado do ano.

"O setor de petróleo é afetado pela redução da oferta do óleo bruto de petróleo, com elevação de preços em todo o mundo. O combustível não tem apresentado altas só no Brasil. Vários países têm sofrido aumentos até maiores", informou o IBGE.

LEIA TAMBÉM:
- Inflação fora da meta: Entenda por que presidente do BC enviará carta a Guedes
- Reforma trabalhista de Temer seguiu modelo espanhol revogado recentemente