Reconta Aí Atualiza Aí Podcast #EP28: Fundos de Pensão – o que são e como funcionam

Podcast #EP28: Fundos de Pensão – o que são e como funcionam

O Crédito ou Débito desta semana recebe o economista Edevaldo Fernandes da Silva para esclarecer como funcionam os Fundos de Pensão no País

Os Fundos de Pensão são opções de investimento que vão proporcionar ao trabalhador uma aposentadoria complementar. Eles são uma alternativa para completar os recursos que serão recebidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quando chegar a época de se aposentar.

Para esclarecer tudo sobre o assunto, convidamos o economista Edevaldo Fernandes da Silva para participar do Crédito ou Débito – o podcast do Reconta Aí.

O economista explica que no Brasil existem dois tipos de Fundos de Pensão – abertos e fechados. “Nos fechados, fora o que o trabalhador ganharia de uma aposentadoria do INSS, a empresa complementa para ele manter um padrão de renda. Já nos abertos, qualquer pessoa pode ir a uma seguradora ou banco e contratar um plano individual”, compara Edevaldo.

Esses dois tipos de planos correspondem hoje a R$ 2,3 trilhões. “São valores poupados para o pagamento de pensões e aposentadorias”, conta o economista.

Ele explica ainda que a modalidade aberta vem funcionando para o brasileiro mais como um investimento. Mas esse investimento vem ficando muito a longo prazo, de acordo com ele.

Acompanhe o bate-papo no podcast e dê sua opinião em nossas redes sociais.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial