Pular para o conteúdo principal

Podcast #EP26: O que é a autonomia do Banco Central?

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

No Crédito ou Débito desta semana o presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda, explica tudo sobre o Banco Central

O Governo Federal vem discutindo uma proposta que vai garantir maior autonomia do Banco Central brasileiro. Mas você sabe qual é o papel do Banco Central? Por que algumas pessoas estão querendo dar mais autonomia para ele? E, mais importante, como isso impacta na economia do Brasil?

Para responder todas essas perguntas convidamos o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, para participar do Crédito ou Débito – o podcast do Reconta Aí.

De acordo com Lacerda, o mercado pede que a instituição funcione desvinculada do governo. “O argumento de quem defende essa autonomia é de que um Banco Central mais independente teria mais liberdade para fixar as suas regras e a taxa de juros”, explica.

Lacerda alerta que o BC brasileiro já possui autonomia, não existindo a necessidade de garantir mais independência para que ele exerça o seu papel. “Prova disso é que nós estamos agora com o menor nível de taxa de juros“, frisa Lacerda ao comparar a queda da Selic brasileira com as taxas de outros países.

O BC é quem define a taxa básica de juros e também regula todo o funcionamento da área financeira de um País. Mas os desafios são enormes. De acordo com Lacerda, existem outras prioridades para a instituição, que não é a sua autonomia.

Acompanhe o bate-papo no podcast e dê sua opinião em nossas redes sociais.

Assista também o vídeo que gravamos com o economista sobre a autonomia do Banco Central: