Pular para o conteúdo principal

PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre, segundo monitor da FGV

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre do ano, quando comparada ao trimestre anterior, de acordo com o Monitor do PIB, divulgado hoje (21) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Em relação ao mesmo trimestre de 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9%, segundo a FGV.

Em setembro, a taxa de crescimento foi de  0,3% ante agosto, e de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Em nota, a FGV destaca que o crescimento da economia no terceiro trimestre é resultado do bom desempenho registrado na agropecuária, indústria (exceto transformação) e serviços (exceto transportes e intermediação financeira).  

“Enquanto a indústria de transformação estagnou no terceiro trimestre, a exportação apresentou a terceira queda consecutiva. O desempenho da exportação é explicado, de forma geral, pela desaceleração da economia mundial e, de maneira específica pela retração da economia argentina, importante parceira comercial do Brasil.” afirmou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Consumo das famílias – O indicador mensal de setembro mostrou que o consumo das famílias cresceu 1,9% no terceiro trimestre, em comparação ao mesmo trimestre de 2018. Este resultado é devido ao crescimento de todas as categorias de consumo com destaque para o crescimento do consumo de produtos duráveis, que cresceu 5,1% no terceiro trimestre