Reconta Aí Atualiza Aí PIB brasileiro cresce 7,7% no 3º trimestre, diz IBGE

PIB brasileiro cresce 7,7% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,7% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre, divulgou nesta quinta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o avanço ainda é insuficiente para recuperar as perdas provocadas pela pandemia de coronavírus.

Com o resultado, a economia do País acumula perda de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019 – o mesmo patamar de 2017.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

“Restará sabermos como será o comportamento do PIB do 4° trimestre para as conclusões sobre o PIB anual de 2020. Se cairá 5%, 4,6% ou um número menor. E os números do mercado de trabalho, investimento e pobreza já são conhecidos e não serão alterados por esse PIB do 3° trimestre”, avalia Sérgio Mendonça, economista e diretor do Reconta Aí.

O PIB é soma dos bens e serviços produzidos no País. Na comparação com igual período de 2019, oteve retração de 3,9% e, em valores correntes, chegou a R$ 1,891 trilhões.

Entre os setores, a Indústria cresceu 14,8% e os Serviços aumentaram 6,3%, enquanto a Agropecuária teve queda de 0,5%.

Mesmo com o avanço da economia brasileira, o resultado ficou abaixo do que projetava o Ministério da Economia: alta de 8,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo e queda de 3,9% sobre o mesmo período de 2019.

“Houve uma recuperação no terceiro, contra o segundo trimestre, mas se olharmos a taxa interanual, a queda é de 3,9% e no acumulado do ano ainda estamos caindo, tanto a Indústria quanto os Serviços”, destaca a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Leia também:
=> Mais de 8 milhões entraram na pobreza em um mês com redução do auxílio emergencial
=> Novo recorde: taxa de desemprego é de 14,6%; agora já são 14,1 milhões em busca de trabalho

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial