Impacto negativo do índice seria determinado pela piora na percepção dos empresários tanto em relação à situação atual quanto pelas perspectivas futuras dos negócios
A confiança da indústria sinalizou pequeno recuo em outubro, segundo pesquisa prévia realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada nesta terça-feira (22).
A sondagem mostra que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,2 ponto, passando de 95,6 pontos em setembro para 94,4 pontos em outubro.
Segundo a FGV, o resultado negativo do índice neste mês seria determinado “tanto pela piora na percepção dos empresários em relação à situação atual quanto pelas perspectivas futuras dos negócios”.
A sondagem também mostra que o Índice de Expectativas apresentou recuo de 1,4 ponto para 93,8 pontos, o menor valor desde julho de 2017 (93,1 pontos).
Para a prévia de outubro foram consultadas 790 empresas entre os dias 01 e 18 deste mês, segundo a FGV.
O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima terça-feira, dia 29.
MPE
Os pequenos empresários também estão pouco menos confiantes. Uma pesquisa divulgada na segunda-feira (21) mostrou que a confiança dos micros e pequenos empresários em relação ao futuro da economia ficou em 66,9% em setembro, ante 70,4% em agosto.
Os dados referem-se ao Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa, elaborados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).