Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da FGV aponta recuo no índice de confiança da indústria

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Impacto negativo do índice seria determinado pela piora na percepção dos empresários tanto em relação à situação atual quanto pelas perspectivas futuras dos negócios

A confiança da indústria sinalizou pequeno recuo em outubro, segundo pesquisa prévia realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada nesta terça-feira (22).

A sondagem mostra que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,2 ponto, passando de 95,6 pontos em setembro para 94,4 pontos em outubro.

Segundo a FGV, o resultado negativo do índice neste mês seria determinado “tanto pela piora na percepção dos empresários em relação à situação atual quanto pelas perspectivas futuras dos negócios”. 

A sondagem também mostra que o Índice de Expectativas apresentou recuo de 1,4 ponto para 93,8 pontos, o menor valor desde julho de 2017 (93,1 pontos).

Para a prévia de outubro foram consultadas 790 empresas entre os dias 01 e 18 deste mês, segundo a FGV.

O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima terça-feira, dia 29.

MPE

Os pequenos empresários também estão pouco menos confiantes. Uma pesquisa divulgada na segunda-feira (21) mostrou que a confiança dos micros e pequenos empresários em relação ao futuro da economia ficou em 66,9% em setembro, ante 70,4% em agosto.

Os dados referem-se ao Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa, elaborados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).