Pular para o conteúdo principal

Pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados puxa alta nas vendas de supermercados, diz Abras

Imagem
Arquivo de Imagem
fundos de pensão, juros

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o pagamento da primeira parcela do 13º salário contribuiu para o aumento de 5,32% nas vendas dos supermercados.

Ainda que o preço dos alimentos continue em alta, os supermercados conseguiram registrar um aumento real nas vendas. Entre janeiro e maio deste ano, o valor chegou a 5,32%, segundo o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, calculado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e divulgado nesta quinta-feira (8) pela entidade.

Com alto nível de desemprego no País e manutenção da renda e um baixo patamar, a Abras acredita que o aumento nas vendas se deve a diversos fatores.

Veja também:
- IBGE: Apesar do recuo, inflação de junho traz preocupação
- Cesta básica compromete mais da metade do salário do trabalhador

Entre eles, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS no mês de maio: uma renda que, historicamente, sustenta famílias durante os momentos de crise econômica.

Outra fonte de renda utilizada pelos mais pobres para compra de alimentos também teve impacto na subida das vendas: o auxílio emergencial.

Leia mais sobre alimentos no Reconta Aí.

Com informações da Agência Brasil.