Pular para o conteúdo principal

Oxfam cria 'horóscopo' antirracista

Imagem
Arquivo de Imagem
oxfam

"Olhar para o céu para ampliar os horizontes", esse é o convite feito por Tauá Pires, coordenadora de juventudes, gênero e raça da Oxfam Brasil, para que mais pessoas abracem a causa antirracista no País.

Para tanto, a Oxfam está com uma campanha que busca ampliar o diálogo com a juventude branca brasileira para fortalecer essa luta no País. A proposta é que esse público possa se inscrever em um 'horóscopo' para recebar reflexões e ações antirracistas diariamente - como é feito com a leitura de um horóscopo comum, econtrado em quase todos os jornais do mundo, explica Tauá Pires.

"É importante que as pessoas se engagem e entendam seu papel nessa luta", completa a coordenadora.

No site da campanha, a Oxfam afirma que a luta antirracista deve ser uma pioridade cotidiana. Além disso, explica que a desigualdade social no Brasil está integralmente ligada a questões de raça e gênero, e que o racismo é um elemento estruturante da desigualdade. No mesmo sentido, prossegue afirmando que apesar de artistas, intelectuais e organizações do movimeno negro debaterem o tema há anos, é necessário que mais seja feito. Por isso, a ação chamada Antirracismo Astral busca dialogar com a juventude branca sobre o assunto.

Haverá um convite diário para que os leitores do horóscopo, escrito pela @papisa, realizem as ações, que vão desde ler um livro de autoria negra, até promover um/a colega de trabalho negra/o, passando por pesquisar sobre o assunto e conversar com a família. As mensagens serão enviadas em formato de áudio pelo WhatsApp - o programa de envio de mensagens mais popular do País. Para se increver basta acessar o site Antirracismo Astral.

A Oxfam é uma organização da sociedade civil cuja missão é a eliminação da pobreza e da desigualdade. Nasceu na Grécia, mas atua em diversos países do mundo - entre eles, o Brasil.