Reconta Aí Podcast Podcast#41 – “É importante que as mulheres se empoderem e saibam dos seus direitos”

Podcast#41 – “É importante que as mulheres se empoderem e saibam dos seus direitos”

O novo episódio do Crédito ou Débito – o podcast do Reconta Aí – traz um tema preocupante: a violência contra as mulheres durante a pandemia do Covid-19.

No mundo todo, as medidas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus fizeram com que os índices de violência doméstica e feminicídio aumentassem.

Diferentes países do mundo verificaram crescimento dos números de violência contra meninas e mulheres durante a pandemia de Covid-19, tal como França, Itália, Espanha, Portugal, China, Estados Unidos, dentre outros.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de feminicídios aumentou 22,2% nesse período de isolamento social.

Sobre o tema, as jornalistas Tarsila Braga e Renata Vilela conversaram com Mariana Tripode, advogada especializada na defesa da mulher e presidente da Comissão da Mulher da ABA-Brasília (Associação Brasileira de Advogados).

“São vários os tipos de violência que uma mulher pode sofrer do seu marido, namorado. A lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência contra a mulher: a violência física, moral, psicológica, a patrimonial e a sexual”, disse.

Tripode explica que muitas pessoas acham que a violência doméstica acontece apenas numa relação conjugal; no entanto, alerta que também pode acontecer de maneira intrafamiliar, ou seja, quando a mulher sofre, na casa onde mora, agressões de outros membros da família, como do filho, pai ou irmão, por exemplo.

“É muito importante que as mulheres não tenham medo de denunciar nas Delegacias Especializadas de Mulheres (DEAMs). Elas funcionam vinte e quatro horas por dia em vários estados e municípios”, disse. “É muito importante que as mulheres se empoderem e saibam dos seus direitos para não sentirem medo, já que esse tipo de crime acontece com uma ameaça”.

Acompanhe a entrevista completa aqui.