Reconta Aí Ouça Aí Podcast Podcast #EP35 – “Temos a preocupação de que não haja desabastecimento”, diz Contraf-Brasil

Podcast #EP35 – “Temos a preocupação de que não haja desabastecimento”, diz Contraf-Brasil

Neste episódio do Crédito ou Débito, o Reconta Aí conversa com Marcos Rochinski, coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Brasil (Contraf-Brasil), sobre a possibilidade da categoria acessar o auxílio emergencial de R$ 600 aprovado pelo Congresso e operado pela Caixa Econômica Federal.

Rochinski explica que, apesar das dúvidas iniciais sobre o direito de agricultores e agricultoras ao benefício por conta de regras previdenciárias específicas do setor, a Contraf esclareceu a questão junto ao governo.

“Os agricultores têm direito, assim como outros trabalhadores. Uma boa parte, uma porcentagem significativa se enquadra automaticamente para o recebimento, uma vez que estão no CadÚnico, seja em função do recebimento do Bolsa Família, seja por conta de outras questões”, explica.

Neste sentido, agricultores e agricultoras devem seguir o mesmo procedimento geral para acessar o auxílio emergencial: “É necessário olhar os critérios estabelecidos, amplamente divulgados“. De outro lado, o dirigente da Contraf-Brasil também aponta para as peculiaridades da categoria neste momento de pandemia.

“A grande preocupação em relação aos impactos da pandemia é que o agricultor familiar ficar em casa não significa que ele não esteja trabalhando. Temos a preocupação de que não haja desabastecimento. Temos reivindicado medidas para que o processo produtivo continue sendo realizado”, diz.

Acompanhe abaixo a entrevista ou acesse aqui.