Reconta Aí Ouça Aí Podcast Podcast #EP34 – Coronavírus e o desemprego

Podcast #EP34 – Coronavírus e o desemprego

Nesta edição, a economista, doutora em Ciência Política e especialista em relações de trabalho Regina Camargos fala sobre desemprego pós-pandemia.

Após a pandemia a depressão econômica e o desemprego no Brasil e no mundo. E agora?

Qual será a situação do emprego e da renda pós-coronavírus? E como estava antes? Essas e outras questões foram debatidas com a economista, ex-Dieese e atual pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp, Regina Camargos.

Regina Camargos avalia os impactos econômicos e sociais do isolamento agora e para o futuro pós-emergência sanitária. No mesmo sentido, analisa projeções para o Brasil e os Estados Unidos, extrapolando-as para outros países.

Desemprego versus isolamento

A economista aponta a falsa dicotomia que vem sendo martelada pelo governo e por liberais e afirma: “isso é um falso dilema, que nesse momento pode custar milhares de perdas de vidas”. O exemplo é a Itália, cuja campanha “Milão não se fecha”, resultou em uma imensa tragédia humana, financeira e social.

Ao mesmo tempo, Regina aponta os rumos para que os estados lidem melhor com a crise que virá depois da pandemia, Estado forte e macroeconomia de guerra.

A economista também cita algumas estratégias, como a reconversão industrial e uma renda básica. Para ela, a reconversão é uma forma de preservar empregos ao mesmo tempo em que disponibiliza os materiais que o País precisa pra lidar com a crise sanitária.

Já a renda básica diminui os impactos da crise ao propiciar uma renda emergencial para as pessoas. Possibilita que tenham condições de passar um tempo desempregadas e não pressionem o mercado.

Segundo a economista, frente a essa imensa crise não se pode abrir mão de nada: “Tudo tem que ser feito”.