Reconta Aí Ouça Aí Podcast #40 – “O livre exercício do jornalismo está num momento preocupante”

Podcast #40 – “O livre exercício do jornalismo está num momento preocupante”

Considerada um dos pilares da democracia, a liberdade de expressão passa por um momento preocupante. A avaliação é de Juliana Nunes, coordenadora geral do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Neste episódio do Crédito ou Débito, ela comenta as agressões contra jornalistas.

Para ela, não é é possível falar de democracia sem liberdade de imprensa e respeito aos jornalistas. “Então, em momento algum a gente pode perder essa dimensão. Portanto, avalio que o Brasil está num momento extremamente preocupante, grave. De certa forma, o próprio Governo Federal, a própria Presidência da República não apenas cometem esses atos de ameaça à liberdade de expressão, como também naturalizam esse atos”, disse.

“A informação é essencial para a cidadania, para que todos saibam os seus direitos e possam exercer, num momento como esse, de grave crise na saúde brasileira”, lembrou.

Juliana avisa que o sindicato tem mecanismo de apoio para os jornalistas que se sentem ameaçados, podendo procurar a instituição. Ela contou que já recebeu ligação logo de manhã, dos jornalistas que cobrem o Palácio da Alvorada, relatando a “ofensiva dos bolsonaristas”.

“A gente sempre orienta que possa gravar esses episódios. Para nós, é essencial não apenas identificar os agressores como as redes as quais pertencem”, disse.

A entrevista completa você pode ouvir clicando aqui.