Pular para o conteúdo principal

Onde está Regina Duarte?

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A classe artística quer saber: onde está Regina Duarte que não está trabalhando pela categoria que representa?

Regina Duarte, o palhaço Bozo e a crise relembram muito os anos 80.

Dezenas de cantores, atores, músicos e técnicos colocaram seu rosto em um vídeo de protesto que está circulando pelo WhatsApp. Nele, os trabalhadores da cultura se perguntam onde está Regina Duarte que não está trabalhando pela categoria que representa.

Após sua entrada apoteótica na Secretaria de Cultura, rebaixada de sua importância anterior como Ministério – Regina Duarte não foi vista trabalhando. Ao contrário. “Nesses dois meses de Regina Duarte a Cultura está afundando. As coisas estão acontecendo e ela está postando receita de bolo no Instagram”, afirma a atriz, comediante e roteirista Tais Dassoler.

Segundo um servidor ligado à Secretaria, a nomeação da atriz global no lugar de Roberto Alvim, exonerado por fazer um discurso com elementos nazistas, gerou imobilismo na secretaria. “A nomeação de Regina interrompeu um desmonte na Cultura, mas não por mérito, mas pelo seu imobilismo”, disse.

Mas mesmo com a interrupção do desmonte, o imobilismo de Regina não está pegando bem. Em meio à pandemia de coronavírus, os artistas – que foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar, segundo o vídeo, estão sem fonte de renda.

Eles exigem que a ex-namoradinha do Brasil trabalhe para que o Projeto de Lei 873/2020 seja sancionado pelo presidente Bolsonaro. De autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), o PL amplia renda emergencial aos artistas durante a pandemia.

Tais Dassoler explica: “No meu caso, eu estava para estrear um espetáculo, com mais uma atriz e um músico. Investimos nele há muito tempo e contávamos com a estreia para recuperar o dinheiro”. Ela diz ainda que por ter uma outra profissão – roteirista -consegue trabalhar algumas horas durante a pandemia, mas afirma que a situação de colegas é muito complicada.

Sem renda, artistas e técnicos exigem a presença da secretária de Cultura para estar presente ao momento delicado, propondo diálogo e dando respostas à crise. Outra incógnita é o Fundo Nacional de Cultura e o papel que ele poderia cumprir nesse momento.

Assista ao vídeo feito pelos artistas e organizado pela Articulação dos Trabalhadores da Arte da Cena pela Democracia e Liberdade e Artigo 5º.