Pular para o conteúdo principal

OMS quer subsídio para vacina contra Covid-19 em países pobres

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A Organização Mundial da Saúde trabalha para que vacina contra covid-19 seja acessível aos países mais pobres.

Vacina contra covid-19 é a única solução para o fim da pandemia. Vacina Foto: Dimitri Houtteman 

De acordo com reportagem da Agência Brasil, a Organização Mundial da Saúde tem se mobilizado para que assim que a vacina para Covid-19 seja criada, seja acessível a todos. Incluindo os países pobres, que hoje padecem os piores efeitos da pandemia em todo o mundo.

O epicentro de contaminação por Covid-19 atualmente ocorre nas Américas. Porém, as pesquisas para o desenvolvimento de vacinas estão concentradas nos países ricos. Portanto, há temor de que as vacinas, que podem refrear a pandemia, sejam concentradas para os que podem pagar por ela.

Buscando evitar isso, a Organização Mundial da Saúde tem trabalhado por acordos. Atualmente, só na América Latina, onde a testagem é menor, já há 3,4 milhões de casos confirmados e 146 mil mortes. Sendo o Brasil reponsável por 1.926.824 de casos confirmados da doença e 74.133 mortes das contabilizadas na região.

Só a vacina pode refrear a pandemia

Representando a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne disse em entrevista que a serventia da imunização ao vírus só faz sentido se for disponível a todos. Inclusive os que não podem pagar por ela. Nesse sentido, Etienne e a Opas trabalham para que mesmo os países mais pobres tenham acesso a vacina.

Para tanto, a Opas está negociando ativamente com o Fundo Global de Acesso a Vacinas contra Covid-19 (Covax). Além de recomendar aos países da América Latina que participem ao menos das testagens das vacinas em desenvolvimento, para que garantam doses para a sua população.