Pular para o conteúdo principal

"Governo não faz nada para recuperar o crescimento do País", afirma economista

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Professora do Instituto de Economia da UFRJ, Esther Dweck, diz que o governo usa as Reformas como desculpa e que o País não precisa delas para recuperar o crescimento

Desde o início do mandato, o governo Bolsonaro bate na tecla de que enquanto o Congresso Nacional não aprovar as Reformas da Previdência, Tributária e Administrativa, a economia do Brasil não volta a crescer.

A Reforma da Previdência já foi aprovada e o crescimento não veio junto. Pelo contrário, 2019 terminou com um Produto Interno Bruto (PIB) de 1,1%, o menor índice nos últimos três anos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem afirmado que a melhor resposta para a crise econômica – e recuperação do crescimento – é a aprovação das Reformas Administrativa e Tributária.

A realidade é que essas medidas não impactam diretamente no crescimento do País, de acordo com a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Esther Dweck. Para ela, as Reformas tendem a agravar ainda mais o quadro econômico brasileiro.

“Essas Reformas têm um caráter muito claro de ampliar a desigualdade. É um desmonte do nosso estado de bem estar social. Essas medidas pioram ainda mais a desigualdade social do País e o governo não está preocupado. Não existe nenhuma medida efetiva para mudar isso”, explica Esther.

Para a economista, o Brasil precisa de uma medida fiscal mais atuante. “O setor privado está completamente parado, as empresas não estão investindo e as pessoas não estão consumindo”, diz.

Esther defende uma Reforma Tributária, mas não a que está sendo discutida pelo governo Bolsonaro. “O que deveriam discutir agora é uma Reforma Tributária progressiva que vai reduzir a desigualdade social do Brasil”, finaliza.

recuperar o crescimentoImagem: Marcelo Camargo – Agência Brasil