Reconta Aí Atualiza Aí Novo teste da Fiocruz identifica variantes do coronavírus

Novo teste da Fiocruz identifica variantes do coronavírus

Cientistas e pesquisadores da Fiocruz Amazônia desenvolveram um teste capaz de identificar as variantes mais preocupantes da doença

Nada causa mais preocupação aos médicos e à população nesse momento do que as novas variantes da Covid-19. Já foram identificadas três variantes que deixaram em alerta os médicos e a comunidade científica: a brasileira – surgida no estado do Amazonas; a britânica e a sul-africana.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

As três variantes foram causadas por mutações no vírus da Covid-19, o SARS-CoV-2. E a circulação delas tem levado autoridades sanitárias e políticas a decretarem lockdown em todo o mundo.

De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde informou que nesse momento há 204 casos confirmados das variantes. Entre eles, 20 são da variante britânica e 184 da variante brasileira.

Novo teste mais rápido

Segundo o vice-diretor de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, o novo teste desenvolvido pela Fiocruz será uma ferramenta para reforçar a vigilância contra o vírus no País.

“O teste se baseia na tecnologia do PCR em tempo real, que é algo disseminado pelos principais laboratórios do País. Assim, qualquer laboratório que possua uma estrutura capaz de fazer o PCR em tempo real pode fazer”, afirma Naveca.

Dessa forma será possível fazer esse teste, que é mais rápido do que o sequenciamento genético, feito tradicionalmente. “Será possível fazer centenas de testes diariamente”, explica Naveca.

A confirmação da eficácia do teste foi feita com 87 amostras que já tinham sido sequenciadas geneticamente. Os novos testes obtiveram o mesmo resultado em 100% das amostras. Ele já está sendo usado no Amazonas, estado em que já foram realizados mais de 500 testes.

Distribuição do novo teste que identifica as variantes

Os novos testes estarão disponíveis apenas no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). No entanto, já há tratativas para que o teste seja disponibilizado para Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio de Janeiro., assim como outros laboratórios que tiverem interesse.

Leia também
Quanto mais transmissão comunitária, maior a taxa de mutação do coronavírus

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial