Pular para o conteúdo principal

Nota Fiscal Paulista: Prazo para consumidores resgatarem seus créditos termina hoje (15)

Imagem
Arquivo de Imagem
Nota fiscal paulista

Os consumidores do estado de São Paulo têm até esta terça-feira (15) para resgatem os créditos da Nota Fiscal Paulista. De acordo com o governo do estado, R$ 7,9 milhões estão disponíveis para resgate.

ATENÇÃO! O prazo de validade dos créditos agora é de 12 meses. Antes era possível resgatar o dinheiro em até cinco anos.

O consumidor que pede a nota fiscal com CPF ou CNPJ tem direito a até 30% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido no estado.

Assim, os créditos ressarcidos ao consumir são proporcionais aos valores dos documentos fiscais e liberados mensalmente. O saldo pode ser creditado em uma conta bancária cadastrada ou ser usado para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022.

LEIA TAMBÉM:
Não tem valores a receber do Banco Central? Saiba que ainda é possível realizar uma nova consulta
Valores a receber do Banco Central: saldo não aparece na primeira consulta, entenda o motivo
Valores a receber: Site do Banco Central já está disponível para consultar dinheiro perdido. Acesse aqui!

Como resgatar os créditos?

O valor fica à disposição dos consumidores no sistema da Nota Fiscal Paulista. Para solicitar o dinheiro, é preciso acessar o sistema pelo aplicativo de celular ou pelo site (clicando aqui).

Passo 1: Se você já possui o cadastro, acesse o sistema informando seu CPF (ou CPNJ) e a senha. Caso não tenha cadastro, clique em "Cadastro pessoa física" ou "Cadastro pessoa jurídica" e siga o passo a passo.

Passo 2: Ao acessar o sistema, procure o menu "Conta Corrente" e clique em "Utilizar Créditos". Em seguida, escolha entre "Crédito em Conta Corrente", "Crédito em Conta Poupança" ou "Quitação ou abatimento no valor do IPVA".

 Passo 3: Caso escolha receber o dinheiro, informe os dados da sua conta bancária e o valor que deseja transferir. Vale lembrar que os créditos só podem ser transferidos para uma conta bancária em nome do próprio consumidor. Após conferir todos os dados, clique em "Confirmar".

No caso de transferência para conta poupança, o sistema irá mostrar uma tela de confirmação. A operação só será realizada se o consumidor selecionar a opção "Efetuar a Transferência".

A transferência demora alguns dias para ser efetuada. De acordo com o governo do estado, na tela de confirmação da solicitação é informada uma previsão de quantos dias serão necessários para a efetivação da operação.

No entanto, se não houver efetivação da transação por informação fornecida incorretamente (por exemplo, conta corrente inexistente), o valor será devolvido para o cadastro do Nota Fiscal Paulista. O consumidor poderá visualizar os créditos novamente no extrato em até 10 dias após a previsão inicial de depósito.