Opina Aí


Artigo: Liberdade para se contaminar

Os advogados Antonio Fernando Megale Lopes e Luciana Lucena Baptista Barretto, da LBS Advogados, debatem os aspectos jurídicos sobre o uso obrigatório de máscaras e a liberdade para se contaminar e contaminar os outros.

Paralisação dos entregadores: o rei está nu, mas o povo é cego

Por Maurício Falavigna, historiador Com exceção de uma mínima parcela da sociedade que acumula conhecimento para escapar dos discursos que moldam os temas e as soluções para os debates públicos,Conta Mais

Existe uma bolha petista, bolsonarista ou cirista? Sobre bolhas, pólos e margens

Por Maurício Falavigna, historiador. Nos últimos anos, passamos rapidamente da esperança de um ciberativismo global, anunciada entre outros por André Lemos e Pierre Levy, para a denúncia de filtros eConta Mais

Saneamento básico: a água benta privatizada

Por Mauricio Falavigna, historiador. Em 2009, no XXIII Fórum da Liberdade promovido pelo Instituto Millenium, em Porto Alegre, uma figura ilustre e reverenciada pela mídia nacional abria o sexto painelConta Mais

#LivedoReconta: “É muito fora de lógica falar em privatização do Banco do Brasil”, diz Débora Fonseca

Débora Fonseca, conselheira representante dos Funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref), participou hoje (25) de uma conversa com a equipe do Reconta Aí. No bate papo virtual, pode expor seus argumentos contrários à privatização do Banco Público.

Artigo – A maior crise de desemprego da nossa história e a necessidade de um New Deal brasileiro para enfrentá-la

Sérgio Mendonça, economista e diretor do Reconta Aí, faz uma análise da atual crise brasileira. Como ponto de partida, um breve histórico de crises de desemprego no Brasil.

25 de Março: nunca fomos tão cordiais – sobre isolamento e multidões

Por Maurício Falavigna, historiador. Volta e meia leio nas redes contestações sobre o “mito da cordialidade”, tomando o termo “cordial” como algo positivo e o contrapondo à violência, ao egoísmo e à falta de empatia atuais (ou perenes) do brasileiro.

Torcedores e os atos políticos: eles sabem de onde vieram. Por @Maufalavigna

Neste artigo, o historiador Maurício Falavigna escreve sobre o coletivo de torcedores que, com afinidades ideológicas, desafiou o isolamento para ir às manifestações. “Sim, essas pessoas eram marginalizadas pelos mesmos narradores até uns dias atrás, enquanto a bola rolava.”

Artigo – Weintraub e o grande jogo de truco no MEC

Nathalia Cassettari, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, questiona a condição de Abraham Weintraub continuar ministro da Educação.

Não, a queda do PIB não é (só) culpa do coronavírus

O economista Emilio Chernavsky explica em artigo que, ao contrário do que o governo propaga, a queda do PIB não é (só) culpa do coronavírus.