Opina Aí


“Dezembro tenso no Brasil”, diz economista Sérgio Mendonça

Na esteira do desemprego e das crises política e sanitária, dezembro chega marcado por fortes incertezas quanto ao rumo da economia brasileira.

Fenae envia carta ao jornal A Tarde e manifesta repúdio à charge publicada

Federação considerou a charge ofensiva e desrespeitosa, demonstrando um profundo desconhecimento sobre o papel da Caixa e da realidade de trabalho dos empregados.

Artigo | Em busca do equilíbrio: déficit ou superávit

Quando o trabalhador procura por um plano de previdência complementar, geralmente tem em mente o valor do benefício que pretende receber quando aposentar.

Artigo | Em defesa dos planos de saúde de autogestão

Antônio Bráulio de Carvalho, presidente da Anapar, escreve sobre a mobilização de entidades do setor em defesa dos planos de saúde de autogestão dos trabalhadores das empresas públicas federais.

Eleições 2020 nos EUA: A mídia, a continuidade do golpe e o enterro da democracia

Semana dominada pela cobertura das eleições norte-americanas provoca emoções que ultrapassam o provincianismo habitual do brasileiro.

Bolívia e Chile – Sobre Constituições e Mobilização Popular: notícias de uma terra distante

A mobilização popular permanente que alterou o trajeto histórico na Bolívia e no Chile nos mostrou o quão distantes estamos de qualquer possibilidade de mudança.

Artigo – O lucro, a saúde e a vida dos trabalhadores da construção civil

João Tancredo, secretário-geral do DDH, escreve sobre a realidade dos trabalhadores da construção civil no Brasil.

Artigo – Sob as ruas e prédios da mídia corre um rio

Enquanto o debate público é canalizado para polêmicas exóticas, manchetes policialescas e responsabilidade fiscal, pouca matéria surge com conteúdo de interesse.

Artigo – Também precisamos aprender a lidar com o sofrimento

O aspecto que mais tem incomodado os familiares de crianças e jovens fica por conta dos impactos emocionais do isolamento e o sofrimento.

A fome e a raiva. Coisa ‘dos home’. Coisa do agro.

O dia 16 de outubro, dia da Soberania Alimentar, não pode ser apenas lembrado pela Via Campesina Internacional ou pelo Movimento dos Pequenos Agricultores. É uma questão nacional.