Debate Aí


Artigo | A realidade queimada, triturada e esmagada

Vivemos o tempo em que o discurso político de quem mantém o poder despregou-se da realidade e alçou vôo. Tempo de fake news, de falsidades construídas estrategicamente, de negação dos fatos, de simulacros de embates que monopolizam a opinião pública.

Artigo – Plano instituído de previdência privada é uma das saídas para trabalhador autônomo

Antônio Bráulio de Carvalho, presidente da Anapar, fala sobre as vantagens dos planos instituídos de previdência.

Artigo – Sobre independências e auxílios: do que são feitas popularidades

Popularidade crescente da gestão Bolsonaro contrasta com notícias mais recentes, como pesquisa do PoderData que mostra queda de 8 pontos desse prestígio no Nordeste.

Artigo: Quatro anos de pesadelo – Como erguer a cabeça?

Mauricio Falavigna alerta: “há um saldo palpável desses quatro anos do golpe que esfacelou o processo democrático brasileiro: gastos públicos em áreas sociais foram congelados por vinte anos”.

Artigo – Reforma Tributária no Brasil: A Jabuticaba Nacional

Sérgio Mendonça, economista e diretor do Reconta Aí., escreve que o Brasil tem um dos piores – se não o pior – sistema tributário do mundo. “Em nosso País, o sistema tributário poderia ser denominado de Robin Hood¹ às avessas: tira dos pobres para dar aos ricos!”

Artigo – A popularidade forjada e o auxílio emergencial

Maurício Falavigna comenta o aumento de popularidade do presidente entre os excluídos, após uma política de auxílio econômico criada e garantida por partidos de esquerda.

Artigo – Breve reflexão sobre a roupa nova da CPMF

É claro que essa reforma tributária, alegadamente se dando em função de uma política de crescimento, mereceria mais discussões com a sociedade. Contas estão sendo realizadas para verificar se haverá ganhos ou prejuízos do empresariado.

Artigo – Sobre desalentos, rancores e geladeiras

“Nas filas para vagas de empregos temporários ou escarrapachados nos bancos das praças, entre os pombos, exaustos, já são incontáveis os que vêem o tempo passar, desalentados. Vidas rejeitadas”, escreve o historiador Maurício Falavigna.

O fim da pandemia e as quatro hipóteses para a política brasileira

Josué Medeiros, pesquisador do Núcleo de Estudos da Democracia no Brasil, traz um panorama sobre a política brasileira pós-pandemia.

Artigo – Quinze anos de Telesur, onde o golpe é golpe

Maurício Falavigna, historiador, escreve sobre os quinze anos da multiestatal: o olhar sobre a América Latina é, sim, engajado, mas a qualidade do trabalho e a carga cultural da programação coloca o jornalismo brasileiro em uma posição constrangedora.