Pular para o conteúdo principal

Não tem valores a receber do Banco Central? Saiba que ainda é possível realizar uma nova consulta

Imagem
Arquivo de Imagem
valores a receber

Entrou no site do Banco Central (clicando aqui) para consultar os valores a receber de contas perdidas e deu de cara com a mensagem "atualmente você não tem valores a receber"? Saiba que ainda existe uma nova chance. Isso porque o Banco Central dividiu a consulta em duas etapas.

Assim, quem não tem valores a receber nessa primeira etapa que iniciou hoje (14), poderá realizar uma nova consulta a partir do dia 2 de maio, quando inicia a segunda etapa de liberações.

LEIA TAMBÉM:
- Valores a receber: Herdeiros também terão direito ao dinheiro de contas perdidas?
Valores a receber: Site do Banco Central já está disponível para consultar dinheiro perdido. Acesse aqui!
- Valores a receber do Banco Central: saldo não aparece na primeira consulta, entenda o motivo

Como funcionam cada uma das etapas?

A primeira etapa é para pessoas físicas e jurídicas reaverem o dinheiro esquecido em contas correntes ou poupança que foram encerradas com saldo disponível.

Além disso, serão devolvidas:

- tarifas e parcelas de operações de crédito que foram cobradas indevidamente;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
- recursos não procurados de consórcio encerrados.

Já na segunda etapa, o Banco Central prevê liberações de valores de tarifas e parcelas cobradas indevidamente em operações de crédito, como empréstimos e financiamentos. Também devem entrar valores de contas de corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, finalizadas com saldo.

Eu tenho valores a receber. E agora?

Se o resultado da consulta no site do Banco Central informou que existem valores a receber, será preciso que o cidadão acesse novamente o site para realizar o resgate. No entanto, será informado no resultado da consulta a data e o período para solicitar o saldo e finalizar o resgate do dinheiro.

Confira o período de agendamento:

ATENÇÃO! Neste primeiro momento o saldo NÃO SERÁ INFORMADO. Esse procedimento é essencial para que pessoas mal intencionadas não utilizem dados de terceiros para depois enviarem links maliciosos que vão roubar dados pessoais e até dinheiro.

E não esqueça! Para o resgate será preciso ter cadastro no site Gov.br com os níveis de segurança necessários. Confira nesta matéria do Reconta Aí como fazer o seu cadastro.