Pular para o conteúdo principal

MP 995: Você pode manifestar contra a privatização da Caixa. Saiba como

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Com a assinatura da MP 995 pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo viabiliza seu plano de vender os ativos da Caixa.

Isso quer dizer que o Banco Público fica autorizado a organizar operações para abrir o capital de suas subsidiárias e das empresas coligadas a elas. Essa autorização é válida até 31 de dezembro de 2021 e permite que as ações dessas empresas sejam ofertadas na Bolsa de Valores.

Só que, ao abrir o capital de partes estratégicas da Caixa, o Governo Federal enfraquece o papel social do Banco Público. Ou seja, os lucros serão transferidos para a iniciativa privada, enquanto deveriam ser usados para investir no Brasil.

Leia também:
MP 995, assinada por Paulo Guedes, representa a privatização da Caixa. Mas o que isso significa?
Para Sérgio Takemoto, aprovação da MP 995 representa a privatização da Caixa

Vote contra a MP 995

A MP 995 já está em vigor, mas ela ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Então, a mobilização das entidades e da sociedade é muito importante para impedir que a Caixa seja vendida.

No Portal E-Cidadania, todos podem opinar sobre as proposições que tramitam no Senado. A consulta pública sobre a MP 995 já está disponível.

Acesse o site (clicando aqui) e vote contra a privatização da Caixa clicando em “Não”. Dessa forma, você vai pressionar os parlamentares a votarem contra a medida provisória e a favor do Brasil.

MP 995

Mas atenção! Para que o seu voto seja computado é preciso fazer um cadastro no site do Senado. Existem duas formas, mas elas são solicitadas somente após clicar na opção de votação (Sim ou Não).

A primeira é usando o seu Facebook ou o seu Gmail. Clicando em uma dessas opções, o site vai abrir uma janela onde você faz o login com a rede escolhida.

Já a segunda opção é preenchendo um cadastro no site do Senado. Para isso, você deve clicar na opção “Cadastre-se”. Em seguida, você vai informar alguns dados solicitados como nome completo, e-mail e estado onde mora. Crie uma senha e pronto.

MP 995