Pular para o conteúdo principal

Ministério da Economia amanhece com pichação contra Paulo Guedes

Imagem
Arquivo de Imagem
Ministério da Economia

A fachada do Ministério da Economia amanheceu pichada na manhã desta sexta-feira (8). Além de tintas com as cores do Brasil, havia uma mensagem criticando o ministro Paulo Guedes: "Paulo Guedes no Paraíso e o povo no inferno. Guedes lucra com a fome!".

Segundo relatos anônimos, a pichação foi realizada na noite de ontem (7) durante protesto em frente ao prédio, com encenações nos moldes do Teatro do Oprimido.

LEIA TAMBÉM:
- Câmara convoca ministro Paulo Guedes para explicar sociedade em offshore de paraíso fiscal
- Sergio Takemoto entrega material com alerta sobre a venda das subsidiárias da Caixa para ex-presidente Lula

O ministro da Economia teve uma offshore de sua propriedade divulgada no escândalo Pandora Papers há cerca de cinco dias. E além da mensagem exposta no muro do prédio da Pasta em que trabalha, Paulo Guedes também tem enfrentando ações em diversas instâncias para explicar se é uma coincidência que ele tenha lucrado pessoalmente com a condução da política econômica do Brasil.

O que é uma empresa offshore?

São empresas abertas em um país diferente do domicílio do proprietário, cujo objetivo principal é manter sigilo e evitar o pagamento de impostos. Por isso, é comum que empresas desse tipo sejam abertas em paraísos fiscais, países que cobram pouco ou nenhum imposto. Além da questão ética - evitar a tributação - esse mecanismo é criticado por conta de facilitar a lavagem de dinheiro e até mesmo o financiamento de atividades ilegais.