Durante o Natal dos Catadores, nesta quinta-feira (15), o presidente eleito Lula reforçou o compromisso de que vai cuidar dos catadores e das pessoas em situação de rua durante o seu terceiro mandato como presidente da República.
"Não são vocês que têm que ir até o presidente da República. Sou eu, o presidente da República, que tenho que vir até vocês. Para que a gente possa conversar e tentar encontrar uma solução definitiva para os moradores de ruas e para as pessoas mais humildes desse País", afirmou Lula.
O presidente ressaltou a importância de olhar para essa parcela da população como cidadãos, e não como números. "Não é possível que juntando os esforços de presidente, governador e prefeitos, nós não vamos conseguir tratar vocês com o mesmo respeito que qualquer outra pessoa desse País", afirmou o presidente.
Lula disse que nunca viu a cidade de São Paulo como está agora, com inúmeras famílias morando nas ruas. "Cada vez que eu passo em viaduto eu vejo mulheres e crianças dormindo e o Estado não aparece", contou o presidente reforçando que essas pessoas foram abandonadas pelo Estado brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
- Time Lula: Quem são os ministros confirmados até agora
- Área de Cerrado desmatada em 2022 é quase do tamanho do Catar
"Nós vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para que a gente possa dar a vocês a cidadania que vocês merecem", acrescentou Lula ao criticar o aumento da arquitetura hostil pelas cidades brasileiras.
Ele convidou ainda o Padre Júlio Lancellotti para, junto ao Governo Federal, estudar as razões que levaram essas pessoas a morarem na rua e, assim, desenvolver e priorizar políticas públicas que vão dar uma vida decente para essas pessoas.