Pular para o conteúdo principal

Lula e Alckmin: Saiba como será a cerimônia de posse presidencial

Imagem
Arquivo de Imagem
posse presidencial

No dia 1º de janeiro Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin tomam posse como presidente e vice-presidente da República, respectivamente. A cerimônia de posse será na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e foi organizada pela primeira-dama Janja Lula da Silva.

O roteiro da posse terá seu primeiro momento às 13h45, no Congresso Nacional, com a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governo). Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin deverão chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20. Às 14h30, o presidente e o vice, que foram diplomados no dia 12 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sairão em direção ao Congresso.

O percurso deve durar dez minutos, apesar da proximidade. Por questões relacionadas à segurança, a decisão sobre se os dois desfilarão em carros abertos ou fechados será tomada em momento mais próximo da solenidade.

Na Casa, Lula e Alckmin vão se encontrar com os convidados e em seguida participar do rito de posse que segue o seguinte roteiro:

- Abertura da Sessão Solene; execução do hino nacional; compromisso Constitucional; leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; pronunciamento do Presidente da República; pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e encerramento da Sessão Solene.

Com o fim da cerimônia, Lula e Alckmin irão rumo ao Palácio do Planalto, por volta de 16h20. A expectativa da primeira-dama é que a solenidade no Planalto ocorra durante o pôr do sol, a partir das 17h.

Depois do discurso no Parlatório, Lula e Alckmin vão receber cumprimentos de autoridades estrangeiras e convidados e participar de solenidade no Itamaraty.

LEIA TAMBÉM:
- Lula anuncia novos ministros; confira a lista completa
- Lula indicará ao STF metade do que indicou em seu primeiro mandato

Shows na Esplanada

Janja também está organizando uma grande festa no gramado da Esplanada dos Ministérios. Serão montados dois palcos que terão shows de vários artistas convidados. Entre os artistas esperados para a festa estão Fernanda Abreu, Leoni, Margareth Menezes, Otto, Maria Rita, Gaby Amarantos, Odair José, Martinho da Vila, Chico César e Pablo Vittar.

Da programação desse festival, constará em paralelo a transmissão dos eventos da posse por meio de um telão. Os presentes poderão acompanhar da Esplanada o tradicional desfile em carro aberto e também assistir aos eventos protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.