Pular para o conteúdo principal

Julho tem maior inflação em quatro anos

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

O marcador oficial da inflação no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve a maior variação positiva para o mês de julho em quatro anos.

O indicador mede a diferença média entre preços de uma série de produtos geralmente consumidos pela população.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pelo cálculo, o IPCA variou 0,36% em julho de 2020. Foi a maior alta para o mês desde 2016, no qual o Índice subiu 0,52%.

Leia mais: Alta da inflação não significa retomada da economia

Em junho de 2020, o indicador subiu 0,26%. Em julho de 2019, o IPCA aumentou 0,19%.

O acumulado dos últimos 12 meses é de 2,31%. Entre janeiro e julho de 2020, a alta acumulada é de 0,46%. Este último percentual, ainda que faltem cinco meses para o fim do ano, indica um patamar muito abaixo do centro da meta inflacionária estabelecida pelo governo, que é de 4% para 2020, podendo variar entre 2,5% (piso) e 5,5% (teto).

Puxadores da inflação em julho

De nove grupos de produtos auferidos pelo IBGE, seis apresentaram variação positiva nos preços no mês de julho.

O grupo que mais impactou no IPCA, contribuindo com 0,15 pontos percentuais foi o de Transportes. A variação de preços neste conjunto foi de 0,78%. Um dos principais fatores para esse aumento foi a elevação do preço da gasolina.

“A gasolina continua revertendo o movimento que teve nos meses de abril e maio. Já havia subido em junho e voltou a subir em julho. Além disso, houve uma queda menos intensa das passagens aéreas em comparação com maio e junho”, complementa Pedro Kislanov, gerente da pesquisa.

O grupo Habitação contribuiu com 0,13 pontos percentuais. Nele, o aumento da conta de luz foi o principal vetor que pressionou o IPCA para cima, subindo 2,59% como resultado de reajustes de tarifas em diversas capitais.

Das 16 regiões pesquisadas pelo IGBE, a energia elétrica teve seu preço se elevando em 13.